sexta-feira, 26 abril, 2024
InícioNOTÍCIASMais de 400 alunos do Campus Alta Floresta participaram da V Mostra...

Mais de 400 alunos do Campus Alta Floresta participaram da V Mostra de Foguetes

Mais de 400 alunos, divididos em 149 equipes, efetuaram o lançamento de cerca de 300 foguetes dos mais variados modelos, durante a V Mostra de Foguetes do campus Alta Floresta, o evento ocorreu na segunda semana de maio. A mostra servirá como etapa classificatória para a XIII Jornada de Foguetes, que ocorrerá no município de Barra do Piraí (RJ).

Coordenado pelo professor Felipe Boz Santos, o evento teve o auxílio da equipe de professores e técnicos do campus e foi acompanhado pelo reitor Willian Silva de Paula, além dos diretores do campus Alta Floresta, Júlio César dos Santos, do diretor do campus Avançado de Lucas do Rio Verde e professores dos dois campi.

A mostra foi aberta à comunidade e também contou com a participação de pais e amigos dos alunos, que vibravam a cada lançamento efetuado. Para o professor Felipe, o envolvimento dos pais é crucial para a motivação dos alunos em todas as etapas. 

“A atividade de lançar foguetes possui significativa função pedagógica nos processos de ensino aprendizagem por incentivar os alunos desde as primeiras oficinas a estudar conceitos científicos que possam auxiliar na construção de foguetes com potencial de obter os maiores alcances possíveis,” destacou. 

Uma ampla área coberta garantiu o conforto dos espectadores e fiscais de raias, além de área de escape, que assegurou a segurança dos presentes. Todos os foguetes foram construídos com garrafas PET (incluindo a chamada PET retornável). E este ano estabeleceu-se um novo record local, superando a marca de 212m, estabelecida em 2018.

A equipe campeã Stars é formada pelos alunos Nicoly Rak de Freitas, Ítalo Rouxinol Vieira Santos e Laura Brustolin P. de Paula do 1°Ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Nível Médio. Eles atingiram a marca de 228,6 m. Em segundo lugar ficou a equipe Apolo 11 formada pelos alunos José Otávio Matias Menin, Vitor Gamba de Brito e Henrique Gomes Ribeiro, do 2° Ano de Agropecuária, com a marca de 217,2 metros. Eles foram seguidos pela equipe GM², formada por Mailo Moacir dos Santos Garroso, Gabriel Colares Menegati e Mauro Zanette Junior, estudantes do 3° Ano de Curso Técnico em Administração do Centro de Referência de Paranaíta, com o alcance de 204,4 metros.

Os testes e as alterações nos protótipos deverão continuar nos próximos meses. As equipes que venceram o evento tentarão realizar melhorias nos seus protótipos para participarem da XIII Jornada de Foguetes e da I Olimpíada Mato-grossense de Lançamento de Foguetes.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo