quinta-feira, 2 maio, 2024
InícioSAÚDECoronavírus: laboratório do estado não recebe amostra para contraprova

Coronavírus: laboratório do estado não recebe amostra para contraprova

O Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT) e a Vigilância em Saúde de Cuiabá e do Estado informaram que não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova sobre um paciente de 48 anos, internado no Hospital Santa Rosa, na Capital.

Em nota, o hospital afirma que "a infecção viral foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real”.

Os órgãos informaram ainda que notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do Estado.

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE-MT), se posicionou sobre o caso. 

Na nota, a unidade hospitalar informou que trata-se de um paciente do sexo masculino de 48 anos, morador de Cuiabá. O paciente é morador da capital e tem sintomas semelhantes ao Covid-19.

“A infecção viral foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real”, diz a nota.

Ele segue estável e sendo monitorado em isolamento respiratório na instituição hospitalar.  

“No momento está realizando exames diagnósticos para avaliar uma possível internação, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, informou.

Segundo o hospital, o homem chegou recentemente da Itália. O caso foi notificado à Vigilância Epidemiológica do Estado e aguarda o resultado da contraprova pela Secretaria de Estado de Saúde.

A Secretaria de Saúde informou que, para realizarem a análise para Covid-19, os laboratórios privados precisam atender à metodologia de RT-PCR, preconizada pelo Ministério da Saúde e comprovada a validade por unidade de referência.

Além disso, qualquer caso suspeito e/ou confirmado para o novo vírus deve ser notificado no sistema de informação do Ministério de Saúde.
 
“Diante disso, o órgão estadual informa que o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT) e a Vigilância em Saúde do município e do Estado não receberam nenhuma amostra para a realização de contraprova e que a notificação do caso não consta em nenhum sistema oficial do Estado. 

O órgão estadual aponta que o resultado positivo para Covid-19 somente será considerado após a realização de contraprova ou a apresentação de documento que valide o referido laboratório a realizar as análises.

“A SES ainda enfatiza que todas as medidas para o esclarecimento do caso estão sendo tomadas”, diz nota.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo