quinta-feira, 28 março, 2024
InícioPOLÍTICATRE-MT inicia trabalhos do Programa Voto Consciente 2019

TRE-MT inicia trabalhos do Programa Voto Consciente 2019

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deu início aos trabalhos do Programa Voto Consciente 2019.  Representantes de cinco escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande e da Seduc se reuniram com a equipe da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MT para alinhar a execução do  programa nas escolas.

Em Cuiabá, as escolas  que irão participar do programa são  Escola Estadual Leovegildo de Melo, Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller e a Escola Estadual  José Magno. Já em Várzea Grande participará do programa a Escola Estadual Júlio Strubing Müller e a Escola Estadual Maria Leite Marcoski.
 
 “Queremos fazer um trabalho de construção e conscientização dos jovens para o futuro. É importante que  os alunos construam todo o processo, nós estamos aqui somente para apoiá-los”, disse Janis.
 “É importante conscientizar os alunos de como é elaborado o processo eleitoral, considerando a atual conjuntura política no Brasil e no mundo. O projeto também serve para que os alunos entendam o papel do cidadão. Como se dá a democracia e que exercer cidadania é um compromisso e responsabilidade perante a sociedade” falou Francine Bianca Florentino, professora de filosofia da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller. 
 
Para o diretor da Escola Estadual Maria Leite Marcoski, Fabrício Eduardo Fernandes: “É um projeto que está incentivando e despertando o interesse dos alunos na democracia. Para que eles possam conhecer mais de perto como é importante o papel do cidadão em participar, acompanhar, colaborar e cobrar. Como é feito o processo eleitoral e que podemos mudar a realidade do país, cidade, bairro escola…”       
 Para Patrícia Carvalho Coordenadora de Projetos da Seduc, “O Voto Consciente é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral em parceria com a Secretaria de Educação, que desenvolve a consciência nos alunos da importância do voto com responsabilidade. Os alunos que participam do projeto desenvolvem maior consciência e responsabilidade social e moral com a democracia”.
 
Conheça o Programa:
O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc-MT que tem como objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.
Por ano, 5 escolas públicas são selecionadas para participar do projeto. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representará um partido. As siglas partidárias já são definidas no projeto: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde). Os candidatos, portanto,  não são pessoas e sim políticas públicas, promovendo entre os alunos a discussão sobre a importância da implementação dessas políticas para o país, para a comunidade escolar, reforçando  nos jovens a educação política  na qual privilegie os valores que emergem da natureza da democracia participativa.
Em cada escola é realizado um evento para o lançamento das propostas dos partidos aos alunos eleitores e, a partir dessa data, inicia a campanha eleitoral na qual os integrantes dos partidos já colocam em prática as propostas apresentadas. Ao término da campanha,  prestam contas aos eleitores da execução das propostas,  ocorrem  as eleições e, ao final,  a diplomação dos partidos vencedores.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo