domingo, 2 novembro, 2025
InícioDesign da HomeDestaque com FotoPrefeito de Alta Floresta veta projeto que previa implantação de QR Codes...

Prefeito de Alta Floresta veta projeto que previa implantação de QR Codes em locais públicos

O prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba, vetou integralmente o Projeto de Lei nº 056/2025, de autoria do Poder Legislativo, que previa a criação de um programa municipal para incentivar a instalação de códigos QR em vias e locais públicos, com o objetivo de facilitar o acesso digital a serviços públicos. O veto total foi publicado no Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conforme consta no Veto nº 009/2025, datado de 29 de outubro de 2025.

De acordo com a justificativa apresentada, o projeto, apesar de tratar de um tema considerado relevante, não está em conformidade com a Lei Orgânica do Município, por implicar despesas sem a devida indicação das fontes de recursos. O Executivo destacou que o texto não apresenta informações orçamentárias nem estudo de viabilidade econômica que permitam avaliar o impacto financeiro da medida.

O executivo argumentou que, atualmente, o município não dispõe de uma plataforma digital de serviços públicos que pudesse ser integrada aos códigos QR, e que o projeto não detalha quais serviços seriam disponibilizados nem os locais onde as placas seriam instaladas. “Não há dados suficientes para a realização de estudo da viabilidade econômica para sua execução”, justifica.

Outro ponto destacado no veto é que, mesmo sendo uma matéria de iniciativa legislativa concorrente, a implementação e estruturação de serviços públicos digitais estão diretamente relacionadas às atribuições do Poder Executivo. Por esse motivo, a Prefeitura entende que cabe ao próprio Executivo propor um projeto com base em estudos técnicos e financeiros.

“É evidente que se espera com a criação de nossas leis que elas sejam cumpridas da melhor forma, e para tanto é necessário análise detalhada de como se dará sua aplicabilidade”, diz o documento. O veto total agora será apreciado pelos vereadores, que podem decidir pela sua manutenção ou derrubada em sessão plenária.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo