Termina no próximo dia 16 de setembro o prazo para a Justiça Eleitoral analisar a documentação entregue pelos candidatos ao pleito eleitoral deste ano de 2024.
Até a última atualização de julgamentos feitos pela Justiça Eleitoral de Alta Floresta até as 19h30 de ontem, quinta-feira (05), novas renúncias de postulantes ao cargo de vereador foram registradas, até momento foram 27 candidaturas julgadas de um total de 129.
A primeira havia sido de Célio Pimenta, do Cidadania, agora outros candidatos também renunciaram, são eles: Lindon Johnson de Amorim, o “Bacana” (MDB), Marineia Munhoz (MDB), Maria de Fátima Reis (MDB) e Ednamar Santos Lima (MDB).
Além disso, a Justiça Eleitoral indeferiu as candidaturas de Claudemir Pereira Ramos (PT) e José Aparecido dos Santos, o “Cidão do Boa Nova” (PT), ambos por ausência de quitação eleitoral (Lei 9.504/97).
Outro candidato que teve sua candidatura indeferida é Jair José Flores da Silva, o “Cabelo” (UNIÃO), também por ausência de quitação eleitoral (Lei 9.504/97).
Apesar do indeferimento, os candidatos podem entrar com recurso junto ao TRE/MT.
Candidatas e candidatos terão de satisfazer todas as condições de elegibilidade e não se enquadrar em nenhuma das situações de inelegibilidade definidas pela legislação eleitoral.
Conforme a Justiça Eleitoral, ter a candidatura indeferida significa que a candidatura que não reuniu as condições necessárias para o deferimento do pedido de registro ou que está vinculado a DRAP (partido, federação ou coligação).