O Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Alta Floresta realizou, pelo segundo ano consecutivo, aos detentos da Cadeia Pública do município, uma ação de prevenção as IST e conhecimento do status sorológicos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. A ação é realizada em comemoração ao dia Mundial da Saúde (07/04).
Este ano, a ação foi realizada nos dias 11 e 12 de abril (terça e quarta-feira), e foram atendidos 171 reeducando e realizados 684 exames, sendo que 11 testaram positivo para SÍFILIS e 01 positivo para HEPATITE C. Os detentos diagnosticados já encaminhados para iniciar o tratamento.
Conduzida pela enfermeira e coordenadora do CTA/SAE, Emiliana Batista, a ação no presídio é “importante como maneira de prevenção e conhecimento do diagnóstico, é um grupo que se enquadra nas pessoas que tem prioridade de atendimento devido ao risco, são pessoas privadas de liberdade”.
Batista reforça que a população deve estar procurando sempre a realização dos testes rápidos de forma preventiva “a gente não precisa esperar um sinal ou sintoma para procurar, o nome ‘prevenção’ já diz, é para fazer antes de sentir”, pontua.
Os testes rápidos são realizados em todas as unidades de saúde e também no CTA, localizado ao lado do Hospital Regional, que atende de segunda a quinta-feira, das 07h às 10h e das 13h às 16h. Para realizar o teste, o paciente não precisa de encaminhamento nem pedidos de exame, “é uma demanda espontânea de portas abertas, a partir dos 12 anos já pode procurar e não necessita de um responsável”, conclui Emilana Batista.