Luiz Antônio Dal Bem de Melo é um nadador paraolímpico de Alta Floresta, que tem proporcionado orgulho ao município, por representar com muita garra e determinação a cidade nas competições paraolimpícas das quais tem participado e obtido excelentes resultados.
O nadador Luiz Antônio é atleta integrante do Projeto Idesp – Instituto Desportivo Educacional Presbiteriano de Alta Floresta. Em novembro de 2024, o atleta alta-florestense esteve participando das Paralimpíadas Escolares.
Evento esportivo que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, considerado como o maior do mundo para atletas com deficiência em idade escolar. Em 2024 as paralimpíadas escolares contaram com participação de mais de 2 mil crianças e jovens de todo o país, com idade entre 11 e 17 anos.
Luiz conquistou o segundo lugar nos 100 metros de nado livre. E na classificação funcional, S.5 classe A, com o tempo de 1.14. também conquistou medalha de prata. E trouxe em sua bagagem para Alta Floresta 02 medalhas de prata.
A próxima competição que contará com a participação de Luiz Antônio será o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento acontecerá no dia 3 de maio, no COT UFMT, em Cuiabá e deve receber um número representativo de atletas.
Depois de um mês de férias, o nadador está realizando treinos intensivos, objetivando adquirir mais força e velocidade, sempre sobre os olhares atentos e as instruções do treinador, professor João Quadra.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Mato Grosso do Norte, João disse que a alegria é muito grande em poder contribuir com o esporte local, principalmente com o paraolímpico que é, segundo ele, muito interessante e chama a atenção por ser uma lição de superação para todos.
“O Luiz Antônio, apesar de ser muito jovem, ter apenas 12 anos, tem uma característica bem forte. É um atleta nato! Gosta muito de treinar, de ser desafiado, gosta de se desafiar. É muito bom trabalhar com ele”, comentou.
Depois de um mês descansando, agora o momento é de trabalho pesado, de resistência, e da recuperação da forma física e do ritmo.
“A gente terminou o ano passado acelerado em alto nível. Depois de estacionarmos para as férias, agora temos que ir a todo o vapor e recuperar o pique”, observa o treinador.
Luiz Antônio diz que tem que treinar muito sério para conseguir bons resultados nas próximas competições.
”A natação é minha vida, meu esporte preferido e que tem me ajudado muito no desenvolvimento do meu físico. Estou treinando muito, fazendo treinamento pesado, mas faz parte. Tenho que treinar sério para conseguir o primeiro lugar, porque a expectativa de medalhas é muito grande”, disse o jovem atleta.