quinta-feira, 17 abril, 2025
InícioDesign da HomeDestaqueEducadores de Alta Floresta participam de formação para atuar em projeto que...

Educadores de Alta Floresta participam de formação para atuar em projeto que visa inclusão de crianças autistas

Professores, coordenadores e gestores educacionais, que atuam na rede municipal de ensino de Alta Floresta (MT), participam de uma formação específica para atuar no projeto “O Mundo do Theo”, uma iniciativa que inova a dinâmica educacional a fim de facilitar a inclusão de estudantes autistas.

O evento será realizado nos dias 9 e 10 de abril envolvimento de 233 educadores no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto. Na quarta-feira (9), as atividades serão, a partir das 18h30, com a formação dos professores e auxiliares da pré-escola ao 1º ano.

O evento termina na quinta-feira (10) com duas formações. Pela manhã, das 7h30 às 11h, haverá a sensibilização dos coordenadores. No período da tarde, das 13h às 17h, será a formação dos auxiliares e professores do 5º ao 5º ano.

Nesta primeira etapa da implantação do projeto, os profissionais passam por uma sensibilização a respeito das crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Entre os assuntos tratados na formação estão abordagens sobre o autismo, o acolhimento com a família e com os estudantes e a importância das metodologias ativas em sala de aula. Após esta etapa, os educadores serão responsáveis por replicar o conteúdo para os alunos e também para as famílias. Por isso, o foco da formação não está na criança autista, mas na rede de pessoas que se relacionam com este estudante.

Partindo do princípio de que a inclusão precisa ser construída dentro e fora do ambiente escolar, o projeto pedagógico inclusivo “O Mundo do Theo” está baseado em um kit pedagógico que aborda o mundo de um menino (Theo) com transtorno do espectro autista (TEA) e mostra que – por meio do respeito, da empatia e da inclusão – a família, alunos e professores conseguem proporcionar para ele um ambiente saudável e inclusivo.

Coordenadora da implantação do Projeto Pedagógico¸ a professora Mestre Fabiana Cáceres, alerta sobre a importância de se buscar conhecimento sobre o assunto. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente num espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, afirma Fabiana

Projeto – O projeto, da Editora Galeria das Letras, conta com os livros de orientação didática, formação EAD com certificado de 40 horas e ambiente para troca de experiências, a fim de fomentar a conexão de interdisciplinaridade e o desenvolvimento de novas metodologias.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo