Professores, coordenadores e gestores educacionais, que atuam na rede municipal de ensino de Alta Floresta (MT), participam de uma formação específica para atuar no projeto “O Mundo do Theo”, uma iniciativa que inova a dinâmica educacional a fim de facilitar a inclusão de estudantes autistas.
O evento será realizado nos dias 9 e 10 de abril envolvimento de 233 educadores no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto. Na quarta-feira (9), as atividades serão, a partir das 18h30, com a formação dos professores e auxiliares da pré-escola ao 1º ano.
O evento termina na quinta-feira (10) com duas formações. Pela manhã, das 7h30 às 11h, haverá a sensibilização dos coordenadores. No período da tarde, das 13h às 17h, será a formação dos auxiliares e professores do 5º ao 5º ano.
Nesta primeira etapa da implantação do projeto, os profissionais passam por uma sensibilização a respeito das crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Entre os assuntos tratados na formação estão abordagens sobre o autismo, o acolhimento com a família e com os estudantes e a importância das metodologias ativas em sala de aula. Após esta etapa, os educadores serão responsáveis por replicar o conteúdo para os alunos e também para as famílias. Por isso, o foco da formação não está na criança autista, mas na rede de pessoas que se relacionam com este estudante.
Partindo do princípio de que a inclusão precisa ser construída dentro e fora do ambiente escolar, o projeto pedagógico inclusivo “O Mundo do Theo” está baseado em um kit pedagógico que aborda o mundo de um menino (Theo) com transtorno do espectro autista (TEA) e mostra que – por meio do respeito, da empatia e da inclusão – a família, alunos e professores conseguem proporcionar para ele um ambiente saudável e inclusivo.
Coordenadora da implantação do Projeto Pedagógico¸ a professora Mestre Fabiana Cáceres, alerta sobre a importância de se buscar conhecimento sobre o assunto. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente num espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, afirma Fabiana
Projeto – O projeto, da Editora Galeria das Letras, conta com os livros de orientação didática, formação EAD com certificado de 40 horas e ambiente para troca de experiências, a fim de fomentar a conexão de interdisciplinaridade e o desenvolvimento de novas metodologias.