sexta-feira, 28 março, 2025
InícioCIDADESSecretário de Políticas Agrícolas do Governo Federal se reúne com setor da...

Secretário de Políticas Agrícolas do Governo Federal se reúne com setor da Base Florestal em Alta Floresta

Foi realizada na tarde de ontem, quinta-feira (18), na sede do SIMENORTE em Alta Floresta uma reunião entre representantes do setor de Base Florestal e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Neri Geller.

Durante a reunião, foram apresentadas e debatidas as demandas do setor produtivo da Base Florestal, que foi incluído no plano de safra, um desafio iniciado a mais de um ano, oferecendo ao setor linhas de financiamento e custeio do plano de manejo florestal.

Conforme Edney Blasius, presidente do CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), atualmente existem mais de 570 indústrias associadas ao CIPEM, Alta Floresta tem mais de 70 indústrias somente pelo SIMENORTE e o setor possui hoje mais de 4.7 milhões de hectares de área manejada, gerando mais de 10 mil empregos diretos.

Foto: Notícia Exata

“Hoje o setor de base florestal tem representatividade, a nível de Brasília, graças a ação do Neri Geller, que é um parceiro inigualável do setor de base florestal, que tem uma importância para a geração de emprego, receita e arrecadação de impostos para as prefeituras”, pontuou Edney.

Frank Rogieri, presidente do Fórum Nacional de Base Florestal, destacou que o setor sofreu durante algum tempo um pré-conceito por uma parte da sociedade que não conseguia enxergar que tanto a agricultura como o setor florestal interagem e um precisa do outro.

Foto: Notícia Exata

“O produtor rural brasileiro é o grande proprietário das reservas florestais que nós temos, o produtor tem parte da área dele destinada a produção de alimentos e parte dessa propriedade fica em reserva legal, que também presta serviço a toda a humanidade”, disse.

De acordo com Frank a floresta tem que ser usada de maneira sustentável, ambientalmente correta, mas gerando emprego, distribuindo renda, gerar e agregar impostos e fazer com que regiões se transformem.

“Hoje a agroindústria mato-grossense tem no setor de base florestal um grande parceiro para geração de energia limpa, através da biomassa, aqui em Alta Floresta nós temos três frigoríficos que dependem de geração de energia da biomassa, laticínios, armazéns, usinas de etanol de milho e outros que dependem da energia gerada pela biomassa”, pontuou.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Neri Geller, disse em coletiva a imprensa que o setor de base florestal é importante para a cadeia produtiva, tanto que foi inserido no plano safra.

Neri Geller – secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)

“Fizemos um trabalho articulado e conseguimos inserir no programa do plano safra discutido no ano passado para que a gente pudesse financiar os manejos da mesma forma que financiamos a agricultura do Brasil, está no plano safra, um importante elo para a economia”, disse.

O prefeito de Alta Floresta, Valdemar Gamba, destacou que atualmente o setor de base florestal está bem organizado e com excelente representatividade, o que tem contribuído para os resultados obtidos em todas as esferas.

“São pessoas que estão lutando, mostrando toda capacidade e por isso nossa região está neste crescimento tanto da produtividade florestal como do agro”, pontou

Também participaram do encontro, empresários do setor de base florestal, prefeitos da região. vereadores e demais lideranças representativas.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo