quinta-feira, 24 abril, 2025
InícioCIDADESAlta Floresta: Pit Stop objetiva despertar na comunidade importância do Agosto Lilás

Alta Floresta: Pit Stop objetiva despertar na comunidade importância do Agosto Lilás

Na manhã de ontem quinta-feira, dia 24 de agosto, foi realizado pit stop em frente à Câmara Municipal, para alertar a população do Agosto Lilás. O mês foi escolhido para ser o “mês D”, na conscientização e do combate à violência contra a mulher.

A Sargento da Polícia Militar, Mariza Kolling, que é responsável pela Patrulha Maria da Penha, destaca que é preciso essa conscientização. “O mês de agosto é todo voltado a informação as mulheres, nesse enfrentamento de violência contra a mulher”. Ainda segundo a oficial, embora a central do Disque 180, fique em Brasília, essa informação chega até o município.

De acordo com a Agência Câmara de Notícias, uma em cada quatro mulheres no Brasil já sofreu algum tipo de agressão, seja ela verbal, sexual ou física. Em Alta Floresta, segundo dados da Secretaria de Assistência Social, mensalmente são atendidas de 8 a 10 mulheres, vitimas de algum tipo de agressão.

“Existe toda uma rede de atendimento onde é oferecida uma estrutura”, explica a secretária de Assistência Social e Cidadania, Mariney Munhoz. A secretária destaca ainda que existem algumas ferramentas que auxiliam a mulher vítima de violência, como por exemplo, aluguel social e abrigo no momento da violência.

A primeira-dama, Vilma Gamba, lamenta essa situação e lembra que o Poder Público tem um papel social muito importante no enfrentamento a violência contra a mulher. “Infelizmente isso ainda ocorre. Enquanto Poder Público esse é um trabalho que precisamos fazer e envolver toda rede de proteção. Vamos continuar trabalhando essa conscientização”, lembra.

Um dos principais avanços em defesa da mulher foi a Lei Federal nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, cujo objetivo é coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, nos termos do paragrafo 8º ao art. 226 da Constituição Federal.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo