Pneunorte
Publicidade
GALPÃO DO ESPORTE
Publicidade
Clinica Andre
Publicidade
AGRONEGÓCIOSDestaque

Florestas plantadas viram tendência ao norte de MT para produzir biomassa de forma sustentável

As florestas plantadas estão se tornando uma atividade crescente no norte do estado. As finalidades disso são sentidas na produção de madeira para mourões e construções de móveis, além da produção de biomassa.

É isso que o casal no município de Vera, a 486 km de Cuiabá, está investindo. Segundo o produtor Rogério Francisco Friedrich, o eucalipto clonado tem dado saldo positivo. “Em 2000, eu resolvi investir no eucalipto. Plantei uma parte semente e uma outra de eucalipto clonado, mas só esse último deu um resultado bom”, disse.

A esposa dele, Iglesia Frey Friedrich, além de trabalhar como professora, ela também ajuda o esposo no campo. “A madeira começou a ficar cada vez mais escassa na região e o primeiro foco foi realmente em termos uma atividade na indústria madeireira de modo sustentável, onde a gente estaria produzindo para o mercado”, contou.

De acordo com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurel Behling, o eucalipto é o melhor cultivo para produzir biomassa. “Então, você consegue produzir uma biomassa com um custo atrativo e com um apelo ambiental, de ser uma biomassa renovável”, explicou.

Ele ainda reforçou que o setor de florestas plantadas não veio para competir com as áreas de produção de grãos.

“Mas para complementar as áreas mais marginais da produção de grãos. Geralmente, aquele talhão onde o produtor tem dificuldade de conseguir manter a sua média de produção, áreas mais arenosas ou de pastagem degradas podem ser usadas para as florestas plantadas”, disse.

Fonte
Por TV Centro América
Contal interno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES
Skip to content