segunda-feira, 15 julho, 2024
InícioAGRONEGÓCIOSFalta de vacina de brucelose preocupa produtores em Mato Grosso

Falta de vacina de brucelose preocupa produtores em Mato Grosso

A escassez de vacinas contra a brucelose tem causado grande preocupação entre os pecuaristas brasileiros, especialmente no estado de Mato Grosso. O Brasil necessita de alguns milhões de doses da vacina para cobrir toda a demanda nacional. No entanto, o estoque atual com liberação imediata não é suficiente.

Embora exista uma previsão de liberação de doses nos próximos dias, esse número não seria capaz de imunizar o rebanho de fêmeas de 3 a 8 meses, evidenciando a gravidade do problema enfrentado pelos produtores rurais.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) está acompanhando de perto as reuniões entre o MAPA e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sidan) para encontrar soluções para essa crise. No último dia 23 de maio de 2024, uma reunião foi realizada onde foram discutidas estratégias para enfrentar a escassez de vacinas com o objetivo de definir ações emergenciais.

Apesar da expectativa de liberação de mais vacinas, a preocupação continua, pois poderá faltar doses para atingir o numero total de bezerras a serem imunizadas. A expectativa é que até o dia 30 de junho, data de encerramento da campanha de vacinação, o Mato Grosso consiga superar esse déficit, e tenha sua demanda atendida.

A Famato aguarda por uma solução definitiva. A eficiência e rapidez na resposta das autoridades serão cruciais para evitar um agravamento da situação e proteger tanto a saúde animal, saúde pública e a economia do setor.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo