Na tarde de ontem, sexta-feira (05), a Secretaria de Estado de Saúde, por meio de sua assessoria, se posicionou sobre o caso de um paciente que ficou sentado na porta do Hospital Regional de Alta Floresta aguardando atendimento, por não ter sido levado a unidade pelo Corpo de Bombeiros ou equipe do Pronto Atendimento Municipal – PAM, após sofrer um acidente de moto.
A redação do portal Notícia Exata encaminhou demanda a SES-MT, solicitando posicionamento a respeito do ocorrido.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclareceu, por meio do Hospital Regional de Alta Floresta, que o paciente foi triado e avaliado pela equipe assistencial conforme o protocolo de atendimento da unidade.
Contudo, o paciente apresentava escoriações e ferimentos superficiais e foi orientado a procurar uma unidade de Pronto Atendimento, que oferta atendimento de baixa complexidade.
Ainda de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o Hospital Regional de Alta Floresta atua como referência nos atendimentos de média e alta complexidade de urgência e emergência mediados pelo Corpo de Bombeiros ou regulados por outros municípios.
Falta de Campanhas para orientar a população
A falta de uma ampla campanha de orientação a população sobre como procede o atendimento no Hospital Regional de Alta Floresta, tem levado a casos como o registrado na última quarta-feira (03), onde o paciente em busca de atendimento se desloca a unidade sem ter conhecimento das prioridades de atendimento estabelecidas.