segunda-feira, 15 julho, 2024
InícioDesign da HomeDestaquePrograma Saúde Bucal na Escola percorre unidades de ensino de Alta Floresta

Programa Saúde Bucal na Escola percorre unidades de ensino de Alta Floresta

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção à Saúde Bucal realizou ação de Prevenção e Promoção da Saúde Bucal nas escolas da Zona Rural de Alta Floresta, no período de 12 a 21 de junho do corrente ano. A ação tem como objetivo a prevenção da cárie dentária através de orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor, incentivo à hábitos saudáveis e autocuidado.

A ação de promoção à saúde bucal na Zona Rural do Município, ocorre em continuidade ao programa “SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: ALTA FLORESTA SORRISOS SAUDÁVEIS”, atendendo as escolas: Escola Municipal Castelo Branco na Comunidade Santa Rita 5ª Oeste e Extensão Bacaeri; Escola Estadual Ouro Verde na Comunidade Ouro Verde e em suas salas anexas na Comunidade Santa Lúcia; Escola Estadual Mundo Novo, na Comunidade Mundo Novo; Escola Estadual Boa Esperança na Comunidade Ourolanda, e Salas Anexas na Comunidade São Mateus. Como resultados da ação foram registrados 1.570 procedimentos envolvendo escovação supervisionada, aplicação de flúor, avaliação odontológica, tratamento restaurador atraumático (ART), além da realização de 11 palestras orientativas e 134 encaminhamentos para tratamento odontológico, abrangendo um total de 642 alunos que também receberam kits de higiene bucal.

Cumpre ressaltar que ações de promoção à saúde bucal em escolas na zona rural têm impactos positivos para a saúde e o bem-estar das crianças, especialmente quando envolve escovação dental supervisionada, aplicação de flúor e entrega de kits de higiene bucal.

  • Ensinar e supervisionar a escovação correta ajuda a garantir que as crianças removam a placa bacteriana efetivamente, prevenindo cáries e doenças periodontais.
  • Aplicação de Flúor auxilia no fortalecimento dos dentes, tornando-os mais resistentes aos ácidos produzidos pelas bactérias.
  • Fornecer escovas de dentes, pastas de dente e fio dental garante que as crianças tenham os recursos necessários para manter uma boa higiene bucal diária.

Destaca-se que a Educação em Saúde Bucal é realizada através de palestras e atividades educativas, onde as crianças aprendem sobre a importância da higiene bucal, a frequência adequada da escovação e como cuidar corretamente dos dentes. Além de promover hábitos saudáveis desde cedo, contribui para a formação de comportamentos que serão mantidos ao longo da vida, reduzindo a incidência de problemas bucais na idade adulta.

Importante lembrar que problemas dentários podem levar a dores e desconfortos, resultando em faltas escolares. A prevenção desses problemas ajuda as crianças a manterem um bom desempenho escolar, pois sem dores dentárias, as crianças conseguem se concentrar melhor nas aulas, melhorando seu aprendizado e desenvolvimento.

A Coordenadora da Atenção à Saúde Bucal do Município, Cirurgiã-Dentista Magda Pierin, destaca que o envolvimento de pais e educadores nas ações de promoção à saúde bucal, gera uma rede de apoio que reforça os cuidados e a educação em saúde bucal em casa e na escola. E ainda ressalta a importância dessas ações para melhorar a saúde bucal das crianças, o que contribui para a autoestima e interação social, promovendo inclusão e equidade, além de favorecer para a formação de uma geração mais saudável.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo