segunda-feira, 27 maio, 2024
InícioSAÚDECentro Estadual de Odontologia realizou mais de 69 mil procedimentos nos últimos...

Centro Estadual de Odontologia realizou mais de 69 mil procedimentos nos últimos cinco anos

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), realizou, nos últimos cinco anos, mais de 69 mil procedimentos odontológicos em pacientes de todos os 142 municípios do Estado. O centro é referência em atendimentos de especialidades hospitalares como: periodontia especializada, cirurgia oral, endodontia, dentística, pediatria, prótese e diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou a importância da unidade, que atendeu mais de 5200 pacientes entre janeiro e fevereiro de 2024.

“O Ceope tem um histórico de trabalhos prestados à sociedade que orgulha a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), fortalecendo a perspectiva do atendimento inclusivo, e hoje conta com mais de 11 mil usuários cadastrados. São pacientes de todo o Estado que confiam e acreditam no trabalho feito por essa equipe e, acima de tudo, que têm a oportunidade de realizar um tratamento completo e eficaz”, destacou.

A diretora do Ceope, Martha Maria Pereira, afirmou ter vários motivos para celebrar, em especial nesta quarta-feira (20.03), no Dia Mundial da Saúde Bucal.
“São 18 anos de serviços prestados à população de Mato Grosso. Enfrentamos diversos desafios e vitórias no atendimento de todos os pacientes que procuram por atendimento aqui no Ceope. No geral, atendemos pacientes com deficiência e que precisam de uma atenção especial, um cuidado na hora de passar por um tratamento bucal. Os nossos profissionais têm experiência e estão preparados para atender os pacientes com patologias sistêmicas crônicas, alterações genéticas, com distúrbio neurológico grave e demais perfis”, contou.

Martha ainda reforçou que o atendimento clínico e preventivo do diagnóstico do câncer de boca é ofertado a toda população, sem que haja necessidade de regulação como os demais pacientes.

“A nossa unidade presta serviços odontológicos especialmente para pacientes regulados e também realizamos exame clínico preventivo ao câncer de boca, como forma de contribuir para toda a população com diagnósticos que possam prevenir e orientar”, pontuou.

Projeto Educação Especial

O Ceope trabalha em um projeto realizado nas Escolas Estaduais de Educação Especial, com objetivo de melhorar a saúde bucal da pessoa com deficiência, evitando as doenças originadas na cavidade oral e o agravamento de doenças sistêmicas.

O projeto enfatiza a importância da corresponsabilização por parte dos familiares, professores e cuidadores quanto à execução e manutenção diária do cuidado com os dentes dos alunos. A ação é realizada através de uma capacitação dos professores, cuidadores, pais ou responsáveis, voltada para a orientação de técnicas de escovação e manejo do comportamento, respeitando as particularidades de cada aluno durante a higienização.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo