Pneunorte
Publicidade
Banner Prefeitura Paranaíta
Publicidade
W3NT
Publicidade
DestaqueSAÚDE

Alta Floresta: Unidade Volante para teste rápido da COVID-19 irá atender moradores do Jardim Europa dia 23 (sábado)

Desde agosto de 2020 o IFMT – Campus Alta Floresta em parceria com as prefeituras dos municípios que integram o Consórcio de Saúde do Alta Tapajós (Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás) realiza os testes de RT-PCR para SARS-CoV-2, tendo realizado em pouco mais de um ano aproximadamente 29.000 (vinte e nove mil) testes.

A celeridade na realização dos testes permite aos municípios a tomada de decisões assertivas para o controle do agente, já que esses dados são gerados com aproximadamente 48h. Conhecer o comportamento do vírus é fundamental para o estabelecimento de protocolos e estratégias de ação.

Os testes de RT-PCR são realizados segundo demandas das secretarias municipais e as amostras são obtidas, usualmente, de indivíduos que procuraram atendimento em unidades de saúde dessa forma, apesar de confiáveis, os dados gerados apresentam viés uma vez que testa-se principalmente pessoas sintomáticas, já que o sintomas os levam a procurar o atendimento nas unidades de saúde.

No início de Outubro a secretaria de saúde do município de Alta Floresta em parceria com o IFMT – Campus Alta Floresta, realiza de maneira volante e gratuita testes do antígeno (teste rápido) em vários pontos da cidade, aos finais de semana, com o objetivo de alcançar também aqueles indivíduos assintomáticos, que normalmente não procurariam as unidades de saúde. Até o momento foram coletadas amostras na região central da cidade, na Cidade Alta e no Jardim Universitário.

No próximo sábado, dia 23 de outubro, a unidade volante realizará coletas na região do Jardim Europa (Buritis) fechando assim o ciclo de coletas, tendo alcançado 4 grandes regiões do município com o objetivo de coleta de dados que municiem as autoridades em saúde pública com dados epidemiológicos que permitam a elaboração de estratégias de ação. 

Fonte
Editoria com Assessoria
Prestiberiana Interno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES