segunda-feira, 25 maio, 2026
InícioPOLÍTICAPesquisa aponta prefeito Chico Gamba com larga vantagem nas intenções de voto...

Pesquisa aponta prefeito Chico Gamba com larga vantagem nas intenções de voto para eleição deste ano

No próximo dia 6 de outubro, ocorrerá a eleição para prefeito em 5.568 municípios. Em Alta Floresta, em pesquisa executada pela empresa Percent Brasil Pesquisas e Informação, em pesquisa realizada entre os dias 23 e 26 de fevereiro, foram entrevistados 600 eleitores do município, e indica uma vantagem significativa para o atual prefeito Chico Gamba em relação aos demais candidatos.

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos eleitores, o prefeito e pré-candidato Chico Gamba obteve 42,7%, seguido por Oliveira dias com 2,8% Mequiel Zacarias, com 1%.

Na abordagem estimulada da pesquisa, foram apresentados três cenários. Na primeira simulação, o prefeito Chico Gamba lidera com 68,7% das intenções de voto, seguido por 14,8% de Oliveira Dias e 2,7% de Mequiel Zacarias. Nulos e brancos somam 3,3%, enquanto 10% não responderam ou estão indecisos.

Outras duas simulações foram realizadas, ambas favorecendo ampla vantagem ao prefeito Chico Gamba. Quando os nomes de Chico Gamba e Oliveira Dias são apresentados, Gamba obtém 69,7% dos votos, enquanto seu concorrente soma apenas 15,5%. Neste cenário, brancos e nulos somam 4,3%.

Em outro cenário, quando são apresentados os nomes de Chico Gamba e Mequiel Zacarias, a vantagem do prefeito é ainda maior, com 75,3%, enquanto Zacarias fica com 5,3%. A parcela de não souberam/indecisos é de 9,7%, e não responderam com 0,8%.

A pesquisa também revelou o índice de rejeição dos pré-candidatos, destacando que Mequiel Zacarias apresenta 23,7%, Oliveira Dias 19,7%, e o prefeito Chico Gamba possui o menor índice de rejeição, com apenas 5,7%.

Além da alta intenção de votos, a gestão do prefeito Chico Gamba também possui um alto índice de aprovação, ultrapassando os 90%, ou seja, de cada 10 pessoas, ao menos 9 pessoas aprovam sua gestão. A margem de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 3,97%.

O levantamento abrangeu todas as regiões de Alta Floresta, tanto no perímetro urbano quanto rural. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-06709/2024, garantindo sua validade e confiabilidade.

A empresa utilizou a metodologia técnica de survey de opinião, consistindo de entrevistas individuais pessoais de forma presencial em residência “inloco” definidas conforme a proporcionalidade de eleitores de cada região do município de Alta Floresta, sendo Eixo 1, 33%, Eixo 2, 23%, Eixo 3, 22%, Eixo 4, 13% e Rural e Distritos.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular