quinta-feira, 8 outubro, 2026
InícioDesign da HomeDestaque com FotoPM promete rigor contra arruaças e infrações durante comemorações após eleições em...

PM promete rigor contra arruaças e infrações durante comemorações após eleições em Alta Floresta e região

A Polícia Militar de Mato Grosso em Alta Floresta promete reforçar a fiscalização e agir com rigor contra arruaças durante as comemorações e manifestações após o segundo turno das eleições. A orientação foi destacada pelo tenente-coronel Marins, do 9º Comando Regional, que abrange municípios como Alta Floresta, Colíder, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Nova Bandeirantes, Apiacás, Paranaíta e Nova Monte Verde.

Segundo o comandante, o primeiro turno transcorreu de forma tranquila nos locais de votação da região. Ele afirmou que acompanhou a movimentação em Alta Floresta e não registrou intercorrências de maior gravidade relacionadas ao processo de votação.

A principal preocupação da Polícia Militar, conforme Marins, está no período posterior à divulgação do resultado, especialmente em eventuais comemorações nas ruas.

O comandante ressaltou em entrevista a Rádio Progresso que a população tem o direito de comemorar a vitória de seu candidato, independentemente de quem seja o vencedor. O problema, segundo ele, está nos casos em que a celebração é acompanhada de manobras perigosas com motocicletas, caminhonetes, escapamentos adulterados e outras condutas que possam colocar terceiros em risco.

Durante a entrevista cedida a emissora, Marins fez um alerta direto aos chamados “arruaceiros” e classificou como grave a conduta de quem transforma a comemoração em situação de perigo para outras pessoas.

“Meu amigo, você é bagunceiro, você é um kamikaze, você é um perigo para a sociedade, você faz tão mal para a sociedade como um faccionado.”

Na sequência, o tenente-coronel afirmou que a Polícia Militar não pretende tolerar esse tipo de comportamento durante as comemorações.

“A Polícia Militar não vai admitir esse tipo de arruaceiros. Aqui, no 9º Comando Regional, a gente vai atuar dentro dos rigores da lei.”

Marins explicou que a preocupação está principalmente em situações nas quais veículos utilizados em comemorações possam perder o controle e atingir pessoas que estejam nas proximidades.

Segundo ele, durante o primeiro turno uma caminhonete chegou a ser apreendida após o condutor realizar manobras consideradas inadequadas durante a comemoração.

O comandante também afirmou que a PM trabalha com diferentes possibilidades para o segundo turno, tanto em caso de comemoração pela vitória de um candidato quanto diante de eventuais manifestações após o resultado.

Para quem quiser comemorar, a orientação é que a população faça isso de maneira segura. A Polícia Militar informou que pretende buscar diálogo com a Prefeitura para avaliar a possibilidade de isolamento de um espaço específico para concentrações, reduzindo o risco para os participantes.

A corporação também deverá utilizar o trabalho de inteligência para identificar pessoas que insistirem em realizar manobras perigosas ou outras ações que possam comprometer a segurança pública.

“Quem quer comemorar, o candidato A ou B ganhar, não tem problema, é democracia. Desça para fazer a sua comemoração”, afirmou Marins, ao reforçar que a liberdade de manifestação não significa autorização para colocar outras pessoas em risco.

De acordo com o tenente-coronel, os oito municípios que integram o 9º Comando Regional tiveram um primeiro turno considerado tranquilo, sem registro de ocorrência de maior gravidade relacionada ao processo eleitoral.

Entre os episódios citados está o caso de uma pessoa que teria filmado o próprio voto dentro da cabine de votação. Conforme o comandante, o eleitor deverá responder pelo ato.

Apesar das ocorrências pontuais, Marins avaliou positivamente o comportamento da população durante o primeiro turno e agradeceu pela postura adotada pela maioria dos eleitores.

Para o segundo turno, a recomendação é que as pessoas mantenham a mesma postura e, caso participem de comemorações ou manifestações, respeitem as regras de trânsito e a segurança de quem estiver nas ruas.

A Polícia Militar reforça que eventuais abusos envolvendo motocicletas, caminhonetes, escapamentos adulterados, manobras perigosas e outras condutas ilegais poderão resultar na adoção das medidas previstas em lei.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular