segunda-feira, 27 maio, 2024
InícioDesign da HomeDestaqueCaças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia; suspeitos incendiaram avião em...

Caças da FAB interceptam aeronave oriunda da Bolívia; suspeitos incendiaram avião em MT

Na tarde de ontem quarta-feira (10/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nas proximidades de Rondônia, a aeronave modelo EMB-810D Seneca, matrícula PT-RQY, que ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, oriunda da Bolívia.

Sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE),  aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram acionadas no momento em que o tráfego ilícito foi detectado pela rede de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), tendo sido interceptado às 13h30 (horário de Brasília).

Durante a realização das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) na aeronave suspeita, foi determinada pela Defesa Aérea a realização mudança de rota e de pouso obrigatório em Cacoal (RO). Após descumprir tais determinações, o tráfego ilícito foi submetido ao Tiro de Aviso (TAV), a fim de que fossem cumpridas as ordens emanadas. Nesse momento, a aeronave interceptada optou por realizar um pouso forçado em área de difícil acesso, nas proximidades do município de Rondolândia (MT). Em solo, os tripulantes suspeitos colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.

O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, comentou sobre o sucesso da Operação. “É com grande satisfação que o COMAE, junto à Polícia Federal, anuncia o êxito em mais uma missão de interceptação, em que interrompemos o fluxo de uma aeronave clandestina. Isso mostra a prontidão na rastreabilidade de tudo que está entrando no Brasil”, concluiu o Oficial-General.

As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública (OSP), em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo