quinta-feira, 28 março, 2024
InícioNOTÍCIASEscola de Colíder ganha Laboratório de Ciências com verba destinada pela Justiça...

Escola de Colíder ganha Laboratório de Ciências com verba destinada pela Justiça do Trabalho

Microscópio, estufa, balança de precisão e termômetro. Estes e outros materiais fazem parte do novo laboratório de ciências da Escola Estadual Professora Alzira Maria da Silva, em Colíder. Os equipamentos foram adquiridos com verbas destinadas pelo Comitê Multi- Institucional da Vara do Trabalho da cidade e entregues para a comunidade escolar em abril deste ano.

O Laboratório do Saber, como é chamado na escola, atende os cerca de 360 alunos e ainda estará disponível para utilização de outras instituições de ensino da região, segundo a diretora da unidade, Elisangela Santos. Ao todo, foram disponibilizados 20,4 mil reais para aquisição do mobiliário, equipamentos e demais materiais para instalação da unidade.

Os estudantes já estão utilizando o Laboratório do Saber com o auxílio dos professores de ciênciasConforme a diretora, agora as aulas ficarão muito mais interessantes, o que vai potencializar o aprendizado dos alunos do ensino fundamental.

A diretora conta que o laboratório ainda possui diversos materiais necessários para experiências básicas, além de um esqueleto escolar e outros objetos educativos que simulam o corpo humano. “Sem essa ajuda da Justiça do Trabalho não conseguiríamos nunca montar um laboratório aqui. É muito importante para o ensino dos nossos alunos”.

A inauguração foi realizada no início do mês de abril e contou com a presença do juiz da Vara do Trabalho de Colíder e Coordenador do Comitê Multi-Institucional, Mauro Curvo, que fez a entrega oficial da unidade. O magistrado destaca a importância da existência de um laboratório de ciências na escola, uma vez que este permitirá aos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tornando mais fácil a compreensão e assimilação das disciplinas. “Esse projeto tem por objetivo tornar a escola mais atraente aos alunos, evitando, assim, a evasão escolar”, explica.

Mauro curvo ressalta ainda que a evasão escolar é uma das causas do trabalho infantil.  “Se os pais ou as próprias crianças têm a percepção de que a escola não agrega ou que oferece poucas perspectivas de melhoras na condição de vida, aumenta a probabilidade de abandoná-la e ingressarem no mercado de trabalho precocemente”, avalia.

Comitê Multi-Institucional

Os recursos destinados ao laboratório e de várias outras instituições e projetos de Colíder são geridos pelo Comitê Multi-Institucional do município, composto pela Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Justiça Estadual e OAB.

Os recursos são provenientes de processos da Vara trabalhista da cidade, em ações movidas pelo MPT por descumprimentos à legislação do trabalho.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo