O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinou novamente que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente em até 5 dias seu parecer na ação que pede a inconstitucionalidade da lei aprovada pela Assembleia Legislativa, que proíbe a comercialização, transporte e pesca de 12 espécies de peixes nos rios mato-grossenses pelos próximos 5 anos.
Em seu despacho, Mendonça não acolheu o pedido da PGR para que a Advocacia Geral da União (AGU) e o governo do Estado se manifestassem novamente por conta das alterações da lei feitas pela Assembleia neste ano.
Segundo ele, a AGU já havia se manifestado em fevereiro deste ano, contrário as mudanças feitas pela Assembleia na legislação. De acordo com a AGU, a Lei da Pesca invade a competência da União e “esvazia o próprio cerne da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Atividade Pesqueira”.
O magistrado também afirmou que o governo Mauro Mendes (União) e os autores da ação, MDB e PSD já se manifestaram sobre o tema.
O ministro, além de deixar de acolher o pedido, renovou o prazo de 5 dias para a manifestação da Procuradoria da República. A decisão é de quarta-feira (29) e o prazo passou a contar desta segunda-feira (3) a partir da publicação.