Em qualquer empresa, um dos profissionais e departamentos que mais se destaca é o departamento de recursos humanos. Isso porque é o departamento responsável por afetar as ações de toda a organização.
Ao falar de toda a organização, isso significa que a atuação dos departamentos e dos profissionais de recursos humanos inclui não apenas os colaboradores, mas também os líderes.
Mas o que exatamente os profissionais de RH fazem? Quais são suas principais responsabilidades? Dentre as diversas atribuições e responsabilidades do departamento de recursos humanos, podemos destacar:
- Recrutamento e seleção de candidatos
- Admissão e demissão de funcionários
- Reorganização interna
- Planos de treinamento e desenvolvimento para funcionários, gerentes e líderes
- Observação e aplicação correta da legislação trabalhista atual
Além disso, é vital que os profissionais de recursos humanos tenham uma compreensão abrangente das leis e normas trabalhistas atuais para conduzir os processos de uma organização.
Da mesma forma, esse profissional deve ter um conhecimento total dos processos de todas as áreas da empresa, o que é muito importante. Isso é fundamental para que o profissional de recursos humanos tenha uma visão sistemática da empresa, o que o ajudará a atuar na organização empresarial.
Competências essenciais para um profissional de recursos humanos
Sabemos que nem sempre é fácil lidar com pessoas. No entanto, os profissionais de RH precisam de maior preparação para lidar com determinadas situações. Por isso, listamos suas principais habilidades abaixo!
Ser comunicativo
A comunicação (principalmente comunicação interna) é um desafio enfrentado pelos profissionais de recursos humanos. Isso porque ele gerencia o relacionamento entre todas as pessoas.
Portanto, é sempre necessário garantir uma comunicação clara e eficiente para que todos possam compreender as normas e a cultura da empresa.
Ser humano
Pode até parecer uma coisa óbvia, mas o setor de recursos humanos é a área organizacional em que todos os colaboradores da empresa precisam confiar.
Sendo assim, a empresa deve humanizar as relações, pensando no melhor para o clima da organização — sendo justo e respeitoso para todos.
Ser inovador
Estamos em constante mudança e o mercado precisa disso. Diante do viés de inovação, os profissionais devem sempre trazer novas estratégias e perspectivas para garantir a prática e promover as mudanças esperadas.
O novo perfil do profissional de recursos humanos
A nova imagem dos profissionais de RH é composta por pessoas que sabem conciliar os interesses das pessoas com os da organização. Esses profissionais sabem: selecionar as pessoas certas na empresa, desenvolver o potencial dos colaboradores e inserir novos talentos no ambiente de trabalho.
Da mesma forma, trabalhar, manter o entusiasmo da equipe, fazer o possível e recompensar o trabalho realizado são alguns dos papéis dos recursos humanos.
Outro papel importante é fornecer as informações e subsídios necessários para a tomada de decisões de líderes e gestores.
Para que todas essas tarefas sejam cumpridas, é imprescindível que os recursos humanos sejam compostos por pessoas capazes e ágeis, que possuam essa nova dinâmica organizacional, inovação, criatividade e, principalmente, conhecimentos organizacionais altamente atualizados.
Como adaptar os recursos humanos a nova normalidade?
Para enfrentar os desafios do futuro, elencamos algumas habilidades que todo profissional de recursos humanos precisa desenvolver em seu trabalho diário. Vamos ver?
Diagnosticar e aceitar a nova realidade
É muito importante perceber e analisar as diferentes situações dentro e fora da empresa. Portanto, você como profissional poderá tomar as melhores decisões para seus funcionários, sua empresa e para você.
Abertura de canais de comunicação
A comunicação é a chave do sucesso. Portanto, é necessário promover a geração de um espaço de comunicação mais direto e seguro que busque a unidade da empresa. Além disso, os canais de comunicação também podem atender às necessidades de outras áreas.
Encontrar o talento certo
Encontrar o talento certo para a imagem da sua empresa pode ser difícil, principalmente em termos de profissões do futuro.
Portanto, para encontrar um caminho mais fácil, é importante desenvolver estratégias de atração de talentos digitais baseadas na transparência, tecnologia e comunicação clara com os candidatos.
Inclusão de dados digitais
O trabalho remoto e a aplicação de tecnologia ao nosso trabalho diário não serão apenas isolados, mas também farão parte do novo trabalho diário. A digitalização dos arquivos profissionais é fundamental, o que nos ajudará a garantir um bom processo de conversão digital em todas as áreas da organização.
Recrutamento remoto
Devemos obter a melhor experiência de aprendizado em momentos de crise como o que estamos vivendo. Nesse aspecto, é possível incluir o recrutamento remoto, que pode economizar tempo, evitar custos e viagens desnecessárias.
Nesse caso, nosso aliado é a tecnologia, por meio de um ATS (softwares de recrutamento e seleção) você pode encontrar os melhores candidatos e gerenciar o processo seletivo com mais eficiência.
Fortalecer a marca do empregador
Agora é a hora de definir a estratégia de sua marca de empregador. Em primeiro lugar, ouça a opinião dos funcionários e veja o que eles pensam da sua empresa. Em qualquer caso, é fundamental fornecer uma boa experiência para os candidatos e os colaboradores já existentes.
A importância de ser humanamente estratégico
Um grande número de profissionais de recursos humanos recebeu formação em comportamento humano, principalmente psicólogos, sociólogos, antropólogos e filósofos. Ótimo, porque essa visão é vital para a empresa.
Por outro lado, é importante desenvolver gradualmente as competências relacionadas com os negócios. Somente dessa forma os profissionais de recursos humanos podem fazer contribuições esperadas excepcionais. Se possível, combinar as duas estratégias é uma vantagem.
Os profissionais formados em faculdades de outras áreas (administração, economia, publicidade, engenharia de produção, etc.) precisam agregar uma riqueza de conhecimentos sobre o comportamento humano.
Caso contrário, é possível desenvolver uma visão utilitária das pessoas sem afetar a autenticidade e a eficácia organizacional. A lógica é: profissionais que não entendem de negócios, mas entendem de pessoas, precisam ampliar seus horizontes. E quem sabe muito sobre pessoas deve aprender a dominar o básico de negócios.
O futuro dos Recursos Humanos já chegou
A área de recursos humanos sempre foi uma das áreas mais burocráticas. Isso porque, além de ser responsável pelos processos de recrutamento e seleção de novos talentos, ela também é responsável por organizar todos os documentos dos funcionários, realizar o controle de pontos e enviar a folha de pagamento.
No passado, a realização de todas essas atividades era demorada e, em muitos casos, exigia mais burocracia de outros departamentos.
Mas já podemos ver que com a ajuda da tecnologia tudo isso mudou, e a burocracia de recursos humanos quase deixou de existir. Pode soar clichê, mas o futuro dos recursos humanos chegou, e podemos dizer que é móvel, estratégico e em tempo real.
O maior desafio agora é como preparar os gerentes para criar uma cultura colaborativa e um ambiente de gerenciamento por meio de informações de dados. Além disso, devemos falar sobre transformação digital e as ferramentas para torná-la realidade, sem esquecer de falar em mudança de cultura organizacional.
Conclusão
Muitas áreas de recursos humanos ainda são consideradas pelas organizações como elementos que estão quase fora de sintonia com a natureza do sistema empresarial.
Nessas empresas, a alta administração acredita que o departamento de recursos humanos considera o pessoal isoladamente e não considera a integração do pessoal na estratégia e nos negócios.
Isso fica óbvio quando percebemos que os representantes de recursos humanos não são convidados a participar de reuniões de estratégia, ou quando sua influência é secundária às discussões mais relevantes.
No entanto, cada vez mais líderes vão precisar de recursos humanos como subsistema para dar uma forte contribuição para a compreensão do ambiente competitivo, formulando estratégias e planos de longo prazo.
Espera-se que os profissionais de recursos humanos discutam, no mesmo nível como as áreas tradicionalmente mais relacionadas ao negócio, como vendas, marketing, operações, finanças e logística.