quarta-feira, 8 maio, 2024
InícioGERALPresidência do TJ/MT: ouve demandas de advogados do interior do estado

Presidência do TJ/MT: ouve demandas de advogados do interior do estado

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, recebeu advogados representantes de 10 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do interior de Mato Grosso. O desembargador demonstrando que o viés da atual gestão é estar sempre de portas abertas para dialogar e construir soluções conjuntas para a Justiça estadual.

 

Durante toda à tarde e início da noite de sexta-feira (31 de maio), o presidente e os juízes auxiliares Luiz Octávio Saboia e Túlio Duaibili ouviram as principais demandas da advocacia atuante nos municípios de Colíder, Sorriso, Várzea Grande, Diamantino, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Nova Mutum, Campo Verde e Juína.

 

“Essa é uma das metas que nós impusemos no início da gestão, que é o Judiciário de portas abertas, atendendo os advogados, a população, todos aqueles que têm alguma reivindicação. Vamos tentar atender a todos. Muitas demandas vamos depender de algum tempo pela questão orçamentária, outras já de imediato vamos tomar providências. Em tudo que podemos estamos reduzindo custos e melhorando serviços”, pontuou o presidente.

 

Foram debatidas pautas gerais que afetam todos os operadores da justiça, como a possibilidade de fechamento de comarcas, mudança no horário de expediente do Poder Judiciário e déficit de magistrados e servidores, assim como cada presidente de subseção levou as demandas pontuais e apresentou o panorama conforme a realidade de cada comarca.

 

“É de fundamental importância que a advocacia esteja em sintonia com a direção do Poder Judiciário porque os advogados são os que recebem o primeiro contato do cidadão que precisa de um serviço da justiça, e estão na ponta do processo. Foi uma reunião extremamente produtiva, várias regiões do Estado, cada um trazendo as dificuldades e o Poder Judiciário tentando demonstrar as soluções para efetivamente levar a distribuição de justiça a todos os cidadãos mato-grossenses”, destacou o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos.

 

Para cada pontuação, houve explicações, apontamentos e respostas da Presidência, no sentido de estabelecer juntamente com os advogados o que é possível fazer diante de todas as reivindicações.

 

O presidente da subseção da OAB em Colíder, Silvio Eduardo Polidório, pontuou a questão da cumulação de um magistrado em várias unidades judiciárias, o que ocasiona morosidade na tramitação dos processos.

 

“Vimos o compromisso irrestrito do presidente de verificar uma solução e tentar ajudar não só a classe, mas o próprio Judiciário e a sociedade como um todo, que passa a receber a prestação jurisdicional que precisa. Saio satisfeito e esperançoso de que o problema será resolvido”, externou.

 

Os representantes da subseção de Sorriso, Claudia Pereira Negrão e Fernando Mascarello, apresentaram dados e estatísticas da realidade da Comarca, de forma a propor soluções concretas a serem analisadas e implementadas pela Presidência.

 

“Apresentamos um estudo completo e bem detalhado da nossa necessidade no interior, com números reais e com base no funcionamento do Judiciário. Fomos muito bem recebidos, trouxemos não só problemas, mas também sugestões de solução”, assinalou a advogada.

 

“Um bom relacionamento institucional é bom para todos, principalmente para o jurisdicionado. A advocacia sente-se prestigiada em poder ser recebida aqui no Tribunal e ter o pleito ouvido, com a certeza de que seremos atendidos dentro dos limites econômicos, de pessoal, dentro do que é razoável. Construindo soluções junto com o Tribunal, encontramos caminhos adequados”, acrescentou Mascarello.

 

A reunião teve início às 14h30 se estendeu até às 19h.

 

Fonte: Mylena Petrucelli – Coordenadoria de Comunicação do TJMT – Foto: Divulgação

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo