A partir deste sábado (13.07), um ônibus nas configurações double deck passará a operar no itinerário que liga Alta Floresta a Nova Bandeirantes. O veículo atenderá a demanda manifestada pela população de Nova Monte Verde durante audiência pública de Ouvidoria da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) realizada em de Alta Floresta, no dia 27 de junho.
Na oportunidade, a concessionária Itanorte Transportes SPE LTDA firmou o compromisso de resolver o problema apresentado de falta de vagas. A empresa é responsável pelo atendimento de passageiros do Mercado Intermunicipal de Transporte – MIT 7 – modalidade básica, que compreende Alta Floresta e outros 15 municípios próximos à região.
“As rodadas de Ouvidoria itinerante programadas e previstas no Planejamento Estratégico da Ager-MT, para se repetirem bianualmente em todos os oito polos onde a Agência possui Posto Avançado de Atendimento da AGER (PAAG), têm demonstrado sua assertividade em prover um fórum onde, com a participação da sociedade local, os poderes constituídos, os órgãos de defesa do consumidor e os delegatórios possibilitam um ambiente propício para ouvir, esclarecer e solucionar demandas, e está é mais uma delas”, mencionou o presidente regulador da Ager-MT, Luis Nespolo.
O ônibus se diferencia dos demais por ter dois andares e é mais utilizado para turismo de alto padrão e linhas de médias e longas distâncias.
“Esse fato agradável demonstra a importância de se ouvir a população, da interação e da proximidade que o serviço de Ouvidoria faz com relação ao usuário do serviço público. Estamos particularmente contentes com essa iniciativa e esperamos melhorar muito mais em outras áreas dos serviços públicos delegados”, destacou o diretor regulador de Ouvidoria e Saneamento Básico da Ager-MT, Jossy Soares.
“Pela primeira vez na história de Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde será ofertado um veículo de dois andares. Agradeço a oportunidade de, na audiência, nos retratarmos e dar prazo para atender a demanda local”, declarou o gerente regional da Itanorte, Ismail Caetano.
Segundo o representante da concessionária, a capacidade de oferta no local também foi ampliada em 52% em números de poltronas, passando de 42 para 64 lugares.
Para o diretor regulador de Transportes e Rodovias da Ager-MT, em substituição, Wilber Norio Ohara, as audiências públicas são importantes instrumentos de participação popular.
“A audiência pública demonstrou, claramente, que a participação da sociedade ajuda a melhorar o desempenho da administração pública e da empresa concessionária na prestação dos serviços públicos. E fica claro também, que a Ager-MT vem desempenhando o seu papel, desenvolvendo as boas práticas regulatórias com o desenvolvimento constante do processo de regulação”, declarou.