sábado, 4 maio, 2024
InícioGERALMais da metade dos detentos de MT está na prisão por tráfico

Mais da metade dos detentos de MT está na prisão por tráfico

Um levantamento do Departamento Penitenciário Nacional mostrou que em Mato Grosso 51,88% dos detentos que cometeram crimes hediondos foram presos por tráfico de drogas. Já entre os crimes violentos, em 21,53% dos casos o suspeito cometeu um homicídio simples.

Os dados são sobre os detentos presos entre janeiro e junho de 2019, porém, só foram divulgados no final de fevereiro. Nesse período, o sistema penitenciário do Estado tinha a custódia de 13.058 pessoas, sendo apenas 587 mulheres.

Foram realizados levantamentos em relação aos crimes hediondos e os violentos. A primeira subdivisão se refere a um grupo de crimes considerados mais graves como homicídio, estupro, latrocínio e extorsão. Também entram nesse quesito tráfico de drogas e tortura, que são assemelhados aos hediondos e, portanto, tratados com a mesma severidade.

Depois do tráfico, entre os crimes hediondos o que tem o maior número de detentos é o homicídio simples, com 12,2% dos casos. Logo depois vem o homicídio qualificado, com 10,83%, e a associação para o tráfico, com 10,03%.

Já no grupo dos crimes violentos, ou seja, em que há emprego de força, também entram na classificação a lesão corporal, violência doméstica e sequestro, que não são crimes hediondos. O tráfico não faz parte desse quesito.

Em primeiro está o homicídio simples, que é responsável por 21,53% das prisões. Logo depois vem o homicídio qualificado, com 19,11%, seguido do roubo qualificado, com 16,5%, e o estupro, que representa 10,66% dos presos por crimes violentos.

O levantamento também mostrou que os presídios e cadeias masculinos de Mato grosso tinham 8.970 vagas, mas abrigavam 13.058 presos. Já para as mulheres a situação é de menos aperto, com 549 vagas e 587 detentas.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo