Quatorze funcionários do frigorífico Marfrig Global Foods testaram positivo para a presença de coronavírus, na unidade localizada no bairro Alameda, em Várzea Grande.
A informação foi dada pela própria empresa, por meio da assessoria, onbtem segunda-feira (18).
Em nota, a companhia explicou que está realizando desinfecção, monitorada pela Vigilância Sanitária estadual.
Segundo as informações, quatro trabalhadores receberam resultado positivo para o vetor da Covid-19, na semana passada, e somente na manhã de hoje foram confirmadas como positivas as outras dez amostras de sangue testadas dentro da empresa.
Os demais funcionários dos setores onde trabalhavam os portadores do vírus foram afastados do trabalho, durante o período de quarentena instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.
A Marfrig afirmou que adotou todas as medidas de segurança preconizadas pelas autoridades mundiais e locais de Saúde, como aferição constante da temperatura dos corpos dos servidores, maior intervalo entre as operações e diminuição de fluxo no refeitório nos horários de intervalo para refeições.
Além do afastamento de todos os colaboradores que apresentarem sintomas de gripe, grávidas, portadores de comorbidades, grupo de risco e todos os demais acima dos 60 anos, bem como teria aumentado o fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual) e a equipe médica foi reforçada.
NÚMEROS – Mato Grosso tinha, até a noite de domingo (17), 901 casos oficialmente notificados de Covid-19 e 27 mortes no Estado, mas uma enfermeira morreu na capital na manhã desta segunda-feira (18).
Entre os sobreviventes, há 70 pacientes hospitalizados, sendo 39 na UTI e 31 em enfermaria.
Também há 481 pessoas em isolamento domiciliar e 323 conseguiram se recuperar.
A 28ª vítima fatal é Alessandra Bárbara, uma enfermeira de 49 anos que trabalhava na Unidade 3 do Ciaps do Hospital Adauto Botelho, após uma luta de 46 dias de internação, em um hospital de Cuiabá.
A Marfrig também divulgou a abertura de 600 novas vagas de trabalho em sua unidade várzea-grandense.
Há espaço para magarefe, técnico de enfermagem do trabalho, operador de máquinas, analista de faturamento, operador de empilhadeira, balanceiro, analista de transportes, faqueiro, operador de Estação de Tratamento de Afluentes, operador de Estação de Tratamento de Efluentes, serrador, esviscerador, atordoador, líder operacional, estoquista, assistente de controle de qualidade, lombador, refilador, líder de manutenção, técnico de manutenção e operador de sala de máquinas.
Para se candidatar, basta se cadastrar no site da empresa www.marfrig.com.br, ou por meio do e-mail [email protected] e WhatsApp: (61) 99860-9635.
Para garantir a saúde e segurança dos colaboradores e candidatos, em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Marfrig segue rigorosamente todas as regras e procedimentos estabelecidos pelos órgãos competentes.
NOTA – A Marfrig foi notificada sobre o teste positivo do total de 14 colaboradores da unidade de Várzea Grande, no Mato Grosso.
Imediatamente, a companhia adotou todos os procedimentos estipulados em seu plano de contingência: realizou o inquérito epidemiológico e prontamente afastou de maneira preventiva todos os contatantes diretos e indiretos que estão em isolamento domiciliar.
Adicionalmente, a Marfrig está seguindo todas as determinações da vigilância epidemiológica do município que, na quinta-feira passada, dia 14 de maio, fez uma visita a planta e, após análise, aprovou todas as ações feitas e o plano de contingência para a unidade.
A companhia adotou diversas medidas para a prevenção da doença em suas unidades, entre as quais, a aferição da temperatura de todos os colaboradores na entrada da empresa, o aumento do intervalo entre operações, a diminuição do fluxo no refeitório com diferentes intervalos para as refeições, o afastamento dos colaboradores com sintomas de gripe, grávidas, portadores de doenças crônicas e acima de 60 anos.
Reforçou ainda a equipe médica para intensificar o monitoramento dos casos, fortaleceu o uso de EPIs e a comunicação quanto as medidas de prevenção e uso correto das máscaras dentro da indústria.
Como mais uma maneira de fortalecer as medidas preventivas a companhia realizou a desinfecção total da unidade e todos os colaboradores estão sendo vacinados contra H1N1.