segunda-feira, 6 maio, 2024
InícioGERALEpilepsia canina: o que causa, como identificar e como agir em casos...

Epilepsia canina: o que causa, como identificar e como agir em casos de crise

Existem inúmeras doenças que afetam tanto seres humanos como os seus animais de estimação . Entre elas está a epilepsia, uma doença neurológica caracterizada por crises convulsivas recidivantes (que são recorrentes), com ou sem perda de consciência.

A epilepsia pode ser idiopática, ou seja: o animal pode ter crises convulsivas sem uma lesão estrutural identificada. Acredita-se que a doença possa ter origem genética – por isso não é recomendado que se cruzem animais com os sintomas da doença. A doença também pode ser adquirida por fatores externos, como agressão cerebral prévia infecciosa, inflamatória, metabólica, neoplástica, tóxica ou traumática.

Entre os fatores mais comuns para o desenvolvimento da epilepsia em cães estão:

Fator hereditário: uma das causas mais comuns e que pode aparecer até os cinco anos de vida.

Infecção e tumores: atenção redobrada se o pet já teve doença causada por vírus, bactéria, fungo, protozoário ou tumores que atacaram o sistema nervoso.

Problemas cardíacos: problemas vasculares podem desencadear uma crise convulsiva nos peludos.

Acidentes como atropelamentos, quedas bruscas ou de grandes alturas que causam traumas no sistema nervoso.

A epilepsia pode vir de diversos fatores, como quedas bruscas e de grandes alturas
Um dos fatores para identificar se o seu cachorro pode ter uma crise é observando o comportamento do pet. A médica veterinária Raquel Sillas explica que o animal pode apresentar alterações comportamentais, como se esconder, ficar seguindo o tutor, ganir ou parecer inquieto e assustado.

Em caso de crise, a veterinária explica que, ao contrário do que se faz com seres humanos, não se deve puxar a língua do animal e nem colocar a mão na boca. Devido aos movimentos involuntários, o cachorro pode acabar mordendo a língua ou a mão do tutor, causando ferimentos sérios para ambos. O recomendado é colocar uma almofada ou travesseiro sob a cabeça do pet, para evitar que ele fique se batendo no chão.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo