Pneunorte
Publicidade
GALPÃO DO ESPORTE
Publicidade
Clinica Andre
Publicidade
GERAL

Ceeda inicia programação de comemorações aos 25 anos em Alta Floresta

Fundado em 24 de novembro de 1994, o Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva de Alta Floresta, que tem como mantenedora a Associação de Apoio ao Portador de Deficiência Sensorial-AAPDS, está completando em 2019, 25 anos de história. A data oficial é daqui seis meses, mas a programações das comemorações já iniciaram ainda no final do mês de abril quando a instituição, em parceria com a OAB atuou em ações especiais da Páscoa, deixando alunos do Ceeda alegres com ao receberem presentes.

Sem fins lucrativos, filantrópica, beneficente, de caráter assistencial, social, cultural e educacional, a AAPDS, tendo como presidente o advogado Luís Augusto Cuissi sempre realizou promoções e foi parceria em evento do município, em busca de angariar recursos para a entidade que precisa de apoio da sociedade para atender seus 107 alunos.

De acordo com informações da diretoria, o CEEDA funciona com 17 colaboradores custeados através de convênio com a prefeitura de Alta Floresta e Estado. Mas as demais despesas como alimentação, manutenção da escola especializada, prédio, entre ouras são de responsabilidade da AAPDS.

A dificuldade para operar sempre foi apresentada pelo CEEDA. No entanto, é uma das entidades destaques no estado de Mato Grosso, com sete salas de atendimento audiofonatório, duas salas de atendimento em libras, uma sala de reeducação auditiva, uma sala para aulas aos portadores de deficiência visual, ensino em braile, fonoaudiologia e psicologia, aulas de natação, serviços itinerantes, orientação sobre surdez, orientação sobre como detectar precocemente o D.A, orientação a professores da rede regular de ensinos, teste educacional de acuidade auditiva, inserção no mercado de trabalho, aulas de dança, artes visuais, canto e coral em libras.

Além de todo o atendimento local o CEEDA de Alta Floresta ainda presta apoio a municípios vizinhos, faz parcerias com entidades como Cras, Creas, Conselho Tutelar e até Delegacia quando chamado para dar suporte quando há casos envolvendo pessoas com deficiência seja ela visual ou auditiva.

E a participação nos eventos fortalece a entidade que tem uma programação extensa até o mês de novembro. No dia 1º de Maio por exemplo, Dia do Trabalhador, professores e outros servidores do CEEDA atuaram dando apoio na realização da Caminhada na Natureza e boa parte dos alunos fizeram o circuito Derney Del Moro que envolveu mais de três mil pessoas em Alta Floresta.

Viveiro interno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES
Skip to content