Pneunorte
Publicidade
Mercado União 385
Publicidade
Clinica Andre
Publicidade
GERALSlideshow

Blitz de Conscientização ao Combate à violência contra mulher é realizada em Alta Floresta

Foi realizada no final da tarde de ontem, sexta-feira (10), uma Blitz de Conscientização ao Combate à violência contra mulher, a ação ocorreu em frente ao semáforo da Câmara Municipal de Alta Floresta, os envolvidos distribuíram cartilhas e adesivos aos condutores que passavam pelo local.

A blitz teve como tema “Um olhar além da violência – Você vale muito!” e envolveu representantes de uma rede de proteção as mulheres, formada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, OAB de Alta Floresta, Câmara Municipal, Prefeitura de Alta Floresta, Casa da Amizade, Polícia Militar e Patrulha Maria da Penha.

A intenção da ação é alertar sobre os casos de violência contra a mulher e consequentemente buscar a redução destas ocorrências no município de Alta Floresta.

Dados coletados pelo Conselho Municipal mostram que em 2021 foram registradas 230 ocorrências de ameaças contra mulheres, 145 ocorrências de lesão corporal, 138 procedimentos instaurados por portaria e 253 de medida protetiva.

Outros procedimentos também foram registrados conforme relatório apresentado.

Neste ano de 2022, informações coletadas até o mês de fevereiro, mostram que ainda são muitos casos registrados. Foram contabilizados 28 casos de ameaça, 27 de lesão corporal, 35 medidas protetivas expedidas e entre outras ocorrências envolvendo a violência contra a mulher.

Elisa Gomes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher disse ao Notícia Exata que hoje as mulheres se sentem mais segura no que diz respeito a procurar os seus direitos e denunciar abusos sofridos.

“Hoje ela sabe que tem uma retaguarda que vai dar apoio a ela. Então trazer isso para as ruas, pedir o apoio da população que nos ajude a denunciar caso veja esse tipo de abuso”, disse.

Além da Patrulha Maria da Penha implantada em maio de 2021 e mantida pela Polícia Militar, a Polícia Civil também tem uma sala exclusiva para atender vítimas de violência praticada contra as mulheres, inaugurada neste ano de 2022.

Foto: Notícia Exata

Cabo Cleia, que está à frente da Patrulha Maria da Penha no município de Alta Floresta, disse em entrevista à imprensa, que é sempre importante conscientizar a população que a agressão não é aceita em qualquer circunstância e é preciso parar de romantizar a violência praticada contra as mulheres.

Conforme a Militar, diariamente a patrulha recebe de duas a três medidas protetivas para serem cumpridas.

“Infelizmente nós temos dias que chega a 70% das ocorrências atendidas pelo serviço de rua, sendo violência doméstica, no fim de semana chega a 90% dos casos”, revelou.

De acordo com Cabo Cleia, quando a violência física contra a mulher aparece, é porque a violência psicológica, moral e patrimonial já aconteceu. “A física é o último estágio da violência contra a mulher. Quem ama, não xinga, não ofende, não humilha”, pontuou.

Foto: Notícia Exata

Na ocasião, estiveram presentes o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Alta Floresta, Tenente Coronel Alessandro e Capitão Cunha, gerente administrativo do 8° BPM.

Conforme Tenente Coronel Alessandro, a Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha, tem participado ativamente nos 141 municípios do estado.

O Comando Regional em Alta Floresta e o 8º Batalhão, tem incentivo o efetivo a estarem atuantes neste enfrentamento a violência contra a mulher.

“É importante estarmos neste enfrentamento, a violência doméstica é um fato que precisamos combater, precisamos enfrentar. As mulheres precisam ter conhecimento de como ela se dá e denunciar, buscar forças e quebrar este ciclo da violência e sair dessa situação”, disse.

Foto: Notícia Exata

Para acionar a Patrulha Maria da Penha em Alta Floresta, as vítimas de violência contra a mulher podem acionar o número (66) 99247-6540.

Fonte
Redação Notícia Exata
BEIRA RIO INTERNO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES
Skip to content