domingo, 13 outubro, 2024
InícioDesign da HomeDestaqueAlta Floresta: gestão se reúne para discutir protocolo de segurança nas escolas...

Alta Floresta: gestão se reúne para discutir protocolo de segurança nas escolas públicas do município

“Nós precisamos fazer a nossa parte e levar mais segurança para as escolas e não pânico”, aponta a secretária municipal de educação, Lucineia Martins de Matos ao falar sobre as ações que estão sendo tomadas pela gestão pública municipal à cerca da preocupação com a segurança dos alunos e servidores das escolas.

Uma reunião entre a equipe da secretaria municipal de educação, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Segurança Pública, Controladoria Geral do Município e prefeito municipal Valdemar Gamba, norteou ações a serem desenvolvidas no município após o episódio de crime em escola no estado de Santa Catarina.

No município já estavam sendo desenvolvidas ações, buscando melhorias nas estruturas físicas e assim também, na segurança das escolas, “com esses últimos acontecidos tem intensificando a nossa preocupação, então convocamos essa reunião para que possamos encontrar um caminho, um protocolo a seguir, mudar algumas instruções nas escolas em relação a entrada e saída de pessoas, para que essa ação seja eficaz”, apontou Matos.

Presente e demonstrando preocupação de garantir a prevenção de atos criminosos, o prefeito afirma que as ações já foram iniciadas. “O primeiro passo nessa reunião, é que nós consigamos os vigias para estar nos portões recebendo nossas crianças e vamos para um passo a passo, fazendo melhorias com câmeras, nos fechamentos das escolas, os muros, portão com trava elétrica e que dessa forma nós possamos trazer muito mais segurança para nossas crianças, que é o objetivo nosso”, pontua Gamba.

Procurado com inúmeras preocupações de pais e gestores, o Conselho Municipal de Educação reforça as medidas iniciais tomadas. “Então enquanto conselho a gente está aqui para contribuir com essas medidas, estabelecer esses protocolos, não deixando de lado a questão educacional que a gente também precisa trabalhar isso, a cultura da paz nas escolas, a formação tanto das famílias como os estudantes e também os profissionais da educação. As medidas são importantes, necessárias, mas também, a gente precisa buscar a fonte de onde está saindo essas ondas de violência, trabalhar isso com as nossas crianças, nossos estudantes”, aponta Monica Gonzaga Marques, presidente Conselho Municipal de Educação.

Na reunião ficou decidida a criação e implantação de um protocolo de segurança, medidas a serem adotadas em todas as escolas do município, assim, sendo uma medida preventiva.

“Nós estamos aqui, todas as instituições reunidas, preocupadas com a segurança das nossas crianças, principalmente em razão dos últimos acontecimentos que causaram perplexidade a todo o país, não só em Alta Floresta, onde felizmente não temos registros desse tipo de ocorrência em nosso município, mas nós estamos aqui unindo esforços para tratar de estar produzindo um protocolo de medidas de segurança preventiva nas escolas, para dar mais segurança às crianças e aos pais, aos alunos e professores e também a toda a sociedade para que a gente dê esse respaldo. As instituições juntas então, para desenvolver esse protocolo e a Polícia Civil tem um papel importante nas investigações de eventuais denúncias, ou ameaças que venham a acontecer e estamos aqui prontos para dar esse atendimento rápido e célere caso venha a acontecer. A gente espera e está trabalhando, tomando as medidas preventivas para que isso não aconteça”, destacou Ana Paula Revelles Carvalho, delegada regional de Polícia Judiciária Civil.

A Polícia Militar já desenvolve um trabalho junto às unidades escolares do município, com Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. “Temos equipes nossas já trabalhando e presentes nas escolas durante os dias letivos e oferece a melhoria constante nessa sensação de segurança na comunidade escolar, além disso nossa equipe de rua em intensificando o policiamento, se fazendo presente nessas comunidades escolares, intensificando o policiamento ostensivo preventivo. Estamos aqui agora participando junto com os demais atores desse conjunto relacionado à educação, buscando uma forma de melhorar, uma forma de aumentar essa sensação de segurança e promover um cuidado maior para nossas crianças e adolescentes que usufruem a rede escolar”, destacou Major Cunha do 9º Comando Regional de Polícia Militar.

Além da reunião com os conselhos e atores da segurança pública, gestores das unidades escolares também receberam orientações para evitar alguma possível situação de risco, enquanto o protocolo de segurança não é aplicado. “Nós precisamos pedir também a colaboração para os pais, para que possam também estar observando na entrada e saída, na entrega dos filhos na escola, para que eles sejam olhos da nossa gestão dentro das escolas”, concluiu Lucineia Martins de Matos, secretária municipal de educação.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo