segunda-feira, 7 julho, 2025
InícioDesign da HomeDestaque com FotoEncontro de Gestores recebeu cerca de 1.500 participantes por dia para falar...

Encontro de Gestores recebeu cerca de 1.500 participantes por dia para falar sobre os setores cultural e esportivo

Cerca de 1.500 pessoas participaram, diariamente, do Encontro de Gestores de Cultura e Esporte de Mato Grosso, que ocorreu entre segunda e quarta-feira (23 e 25.6), em Cuiabá. Ao longo dos três dias, trabalhadores e gestores dos setores cultural e esportivo de mais de 100 municípios mato-grossenses participaram de diferentes atividades no evento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Para a secretária de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde (a 330 km da capital), Luciana Bauer, os aprendizados impactam diretamente o fazer cultural e esportivo nos municípios.

“Estamos muito satisfeitos por participar do evento porque precisamos estar conectados, alinhados com o que acontece em nossos setores, somos uma rede de trabalho. Parabenizamos o Governo do Estado por esse evento, e que a gente possa crescer em eficiência nos nossos projetos de gestão, para que a cultura em Mato Grosso se fortaleça cada vez mais”, enfatizou a secretária, que durante o Encontro foi também eleita coordenadora da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) de Cultura.

De Juara (a 655 km de Cuiabá), a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Karla Mazuti, participou do Encontro com mais quatro servidores em busca de conhecimentos que possam ser aplicados no município.

“Nosso intuito é de conseguir levar esses bons aprendizados para melhorias em nosso município. Além disso, a integração e o diálogo com gestores do Estado e de outros municípios são muito importantes, pois essas trocas de experiências ajudam no desenvolvimento de ações mais eficazes”, comentou a gestora.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, prestigiaram a abertura oficial do Encontro.

Programação especial

Durante o evento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu o título de cidadã mato-grossense concedido pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso, a pedido do deputado Beto Dois a Um.

“Chegar nos lugares e ouvir da boca das pessoas que estão tendo acesso [às políticas culturais], mostra que esse é um momento diferente em relação às condições para o setor cultural no Brasil”, disse a ministra que completou seu agradecimento cantando um trecho da canção Cuiabá, de Tetê Espíndola.

Para a conferência máster, o Encontro Estadual trouxe a atriz e cronista, Denise Fraga. Fizeram ainda parte da programação, painéis sobre legislação e os desafios para as políticas públicas, estratégias e indicadores de impactos e desigualdade e democratização de acesso.

O Encontro ofereceu também oficinas com temas como nova lei de licitações, elaboração e prestação de contas de projetos, comunicação pública, pesquisa e levantamento de dados, acessibilidade e representação social, entre outros.

Um dos pontos altos do evento foi o talkshow com medalhistas olímpicos e paralímpicos. Serginho do vôlei, Daniel Dias, da natação paralímpica, Érika Zoaga e Arthur Cavalcante, ambos do judô paralímpico, contaram um pouco de suas vidas no bate-papo conduzido pelo também medalhista olímpico Flávio Canto e pelo secretário da Secel, David Moura.

Em todos os dias, as atividades eram intercaladas por atrações culturais e esportivas, apresentadas no palco central do Centro de Eventos do Pantanal. A festa de encerramento, que foi realizada na noite de quarta (25.6) na área externa da Arena Pantanal, levou cerca de cinco mil pessoas para assistir a shows gratuitos do grupo Fundo de Quintal e artistas locais.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Ir para o conteúdo