quarta-feira, 4 novembro, 2026
InícioDesign da HomeDestaqueSeduc orienta municípios na construção de planos de educação para os próximos...

Seduc orienta municípios na construção de planos de educação para os próximos 10 anos

Como diagnosticar os principais desafios da educação local e transformá-los em metas para os próximos dez anos? Essa foi a pauta do encontro promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta terça-feira (3.11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A reunião ofereceu orientações e ferramentas para apoiar os municípios na elaboração dos novos Planos Municipais de Educação (PMEs).

As orientações abordaram etapas como o levantamento da situação educacional de cada município, a identificação de prioridades e a definição de metas e estratégias de acordo com a realidade local. O encontro também buscou aproximar as equipes regionais e municipais para dar suporte à elaboração dos planos.

Os PMEs estabelecem prioridades e orientam as políticas educacionais de cada município ao longo do próximo decênio. O trabalho exige planejamento de longo prazo e compromisso das gestões com as necessidades de cada território.

Participaram equipes das Diretorias Regionais de Educação, secretários municipais de Educação e equipes técnicas das prefeituras. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Adjunta de Regime de Colaboração (SARC), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT).

“Os Planos Municipais de Educação ajudam cada município a planejar o futuro da sua rede com base na própria realidade. Para definir metas possíveis e prioridades claras, é essencial conhecer os desafios locais e envolver os diferentes segmentos da comunidade educacional”, destacou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

Segundo ela, esse trabalho ganha força quando Estado e municípios atuam em colaboração, com respeito à autonomia de cada gestão. “A parceria entre a Seduc e a Undime oferece apoio técnico para que os municípios construam seus planos e avancem, de forma articulada, na melhoria da educação”, afirmou a secretária.

Em âmbito estadual, Mato Grosso também está elaborando o Plano Estadual de Educação (PEE-MT) 2026–2036. O texto-base passou por consulta pública até 31 de outubro e deve ser discutido nas conferências regionais e na conferência estadual, prevista para novembro.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular