O prazo final para as inscrições para o Vestibular 2019/2 dos Cursos de Graduação do IFMT – Edital 35/2019, termina nesta segunda-feira, dia 06 de maio. Estão sendo ofertadas 405 vagas distribuídas entre os Campi Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Cuiabá – Bela Vista, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva e Várzea Grande, com início das aulas no segundo semestre do ano letivo de 2019.
Para se inscrever o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição e o questionário socioeconômico, disponibilizado no endereço http://selecao.ifmt.edu.br/.
Após o preenchimento do questionário eletrônico, o candidato deve imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 80,00, obrigatória para quem não for contemplado pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxas de inscrição para processos seletivos nos cursos das instituições federais de educação superior.
Caso o candidato cometa algum erro ao preencher o cadastro, poderá solicitar a correção dos dados pessoais até às 16h do dia 13 de maio de 2019, através do preenchimento do formulário e de documento comprobatório a ser enviado datado e assinado para a Diretoria de Políticas de Ingresso, pelo endereço eletrônico [email protected].
Isenção – O IFMT oferecerá o benefício de isenção da taxa de inscrição aos candidatos que preencherem, cumulativamente, os seguintes requisitos: ter cursado do 1º ao 3º/4º anos do Ensino Médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) ou em cursos similares, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e/ou ter estudado na rede particular de ensino do 1º ao 3º/4º anos do Ensino Médio como beneficiado por bolsa integral de estudos; comprovar renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; preencher todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/.
Para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá encaminhar uma lista de documentos escaneados e salvos em arquivo único, em formato pdf, através de e-mail para o seguinte endereço: [email protected], ou protocolizar no Campus para o qual está concorrendo a vaga, até as 17h do dia 6 de maio de 2019.
Documentos & Isenção – Os documentos solicitados são: formulário de pedido de isenção, preenchido sem rasuras, assinado e datado pelo candidato no ato da inscrição; cópia do RG e do CPF; cópia do Resumo da Pré-inscrição, que comprova o preenchimento do formulário de inscrição. No Resumo da Pré-inscrição, deverá constar o mesmo curso/turno do formulário de pedido de isenção; histórico escolar assinado, sem rasuras, legível e com identificação do responsável pela emissão, comprovando que cursou o ensino médio na rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) e/ou declaração da instituição particular, informando que o candidato recebeu bolsa integral; relação das pessoas que compõem o núcleo familiar; comprovante de renda bruta familiar, como holerite, contrato de trabalho, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), das páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato (com as alterações salariais) e da primeira página subsequente; e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade dos menores de 18 anos que compõem o núcleo familiar.
No dia 17 de maio de 2019, o IFMT disponibilizará para os candidatos a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br/.
Prova – A prova do Vestibular 2019/2 será realizada no domingo, 26 de maio, das 14 às 18:30 e constará de uma redação e 50 questões objetivas.
O gabarito da prova objetiva será divulgado até as 12h do dia 27 de maio de 2019, no site do IFMT (http://selecao.ifmt.edu.br/ ). Até as 16h do dia 14 de junho serão divulgadas no mesmo endereço, dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no Vestibular 2019/2; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.