segunda-feira, 20 maio, 2024
InícioECONOMIAPagamento instantâneo: saiba como funciona

Pagamento instantâneo: saiba como funciona

O cartão de crédito físico pode estar com os dias contados. Um projeto do Banco Central, que em janeiro limitou as taxas de juros do cheque especial, visa criar uma modalidade de transação eletrônica rápida, aceite em qualquer estabelecimento do país e disponível 24 horas por meio do celular. Bancos, empresas de cartão e fintechs já apoiam a iniciativa, cujos testes tiveram início em fevereiro.

De acordo com o BC, a novidade tem como objetivo substituir, de maneira gradual, as transferências por DOC ou TED. Busca também oferecer maior segurança e praticidade aos usuários, somando-se a uma série de outras tecnologias de pagamento criadas com esse mesmo intuito. Já é possível, por exemplo, realizar compras por meio de carteiras digitais ou cartões virtuais, além de jogar com segurança usando Astropay para pagamentos em plataformas virtuais – todos esses sinais claros de uma revolução na maneira como realizamos transações financeiras.

O que é o pagamento instantâneo?

O pagamento instantâneo é uma maneira de liquidar valores eletronicamente e em tempo real entre instituições financeiras. Toda a operação será gerenciada por meio de uma plataforma unificada, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), desenvolvida de gerida pelo próprio Banco Central. Para realizar qualquer espécie de transação, será necessário apenas um dado identificador, como CPF, e-mail ou celular.

Como vai funcionar?

O pagamento instantâneo irá funcionar de maneira muito similar a outros aplicativos de pagamento, como o Mercado Pago e o PicPay. Seu diferencial, contudo, está na pretensão de reunir bancos tradicionais (Banco do Brasil, Bradesco Itaú e Santander), bancos digitais (NuBank), bandeiras de cartão de crédito e demais prestadoras de serviço financeiros em um único espaço digital.

A ideia é que, no momento de um pagamento, o usuário precise lidar apenas com o QR Code, uma vez que a troca de informações entre as empresas acontecerá nos bastidores. Assim, ao pagar um café, por exemplo, o cliente deverá simplesmente abrir o aplicativo no seu celular para ler o código do estabelecimento. Confirmada a identidade, o que poderá se dar por meio de leitura de digitais ou reconhecimento facial, o sistema valida a solicitação e a transferência é realizada instantaneamente.

Mesmo sendo pouco usadas no Brasil, tecnologias de pagamentos instantâneas entram em uma fase de ascensão, de modo que a novidade deve ser bem recebida no país. De acordo com um levantamento realizado pela Capterra/Gartner em janeiro deste ano, 57% dos entrevistados já haviam realizado algum tipo de transação por meios eletrônicos, aprovando a tecnologia pela sua rapidez e facilidade.

Quem poderá usar?

A tecnologia foi elaborada para atender qualquer pessoa, inclusive quem não possui conta bancária. Os pagamentos serão realizados em uma plataforma unificada e podem envolver apenas pessoas físicas, pessoas e estabelecimentos e até mesmo empresas e o governo.

Benefícios

A agilidade no momento de realizar transações é o principal benefício destacado pelo Banco Central, já que a tecnologia possua um média global de compensação de apenas 3 segundos. Além disso, o serviço estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Hoje, transferências pela rede bancária estão atrelados ao horário de funcionamento das instituições. Outra grande vantagem é que o pagamento instantâneo deverá ser mais barato, já que exclui a intermediação pela rede bancária tradicional.

Fim do cartão de crédito físico?

Segundo especialistas de todo o mundo, o pagamento instantâneo é o substituto mais seguro para os atuais cartões de créditos físicos. Nesse quesito, a possibilidade de alterar o código do pagador a cada comprar é apontada um elemento de proteção extra, já que exclui a sequência numérica única gravada no cartão.

Além disso, também não será mais necessário se preocupar se o estabelecimento aceita ou não determinada bandeira de cartão de crédito. As famosas maquininhas também cairão em desuso, fazendo com que lojas e prestadoras de serviços não mais necessitem de um equipamento especial para receber valores.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo