Nos dias 15, 17 e 18 de maio, o Teatro Experimental de Alta Floresta realiza um ciclo de rodas de conversa denominadas “Falando sobre Gênero e Racismo”. O evento é parte da execução do projeto Ponto de Cultura (Edital nº 05/2022/SECEL/MT – PONTOS DE CULTURA) e visa colaborar com a necessidade de discutirmos e agirmos para a construção de uma sociedade com equidade de gênero (sem feminicídios e outras várias formas de opressão em razão de gênero ou orientação sexual) e sem racismo. São duas dívidas históricas que não nos é mais permitido negligenciar.
A coordenadora da atividade, Cassiane Leite, explica que o evento será realizado em três espaços diferentes, tendo em vista que, a sede do Teatro Experimental se encontra em reforma. Dessa forma, a atividade segue a seguinte perspectiva:
– 15.05 – 19 às 21h – Tema: FEMINISMO, com a Professora Dra Rosane Seluchinesk, na subsede do Sintep Alta Floresta;
– 17.05 – 19 às 21h – Tema: RACISMO, com a Professora Angélica de Souza, no Museu de História Natural de Alta Floresta;
– 18.05 – 19 às 21h – Tema: MASCULINIDADE, com a Antropóloga Isabela Venturoza, no IFMT Alta Floresta;
Cassiane destaca ainda que, o evento contará com a rodas de conversa de forma presencial e também serão transmitidos através do canal do YouTube do Teatro Experimental (www.youtube.com/c/TeatroExperimentaldeAltaFloresta), possibilitando que mais pessoas, e, além do município de Alta Floresta, também acompanhem e participem dos diálogos.
Angélica Muller, presidente do TEAF e coordenadora geral do projeto, esclarece que as rodas de conversa são gratuitas e abertas ao público em geral. Ela explica que a Instituição fez a mobilização das escolas e universidades, considerando a relevância da participação da educação nessas atividades, contudo, enfatiza que o tema é uma questão social de responsabilidade coletiva, logo, a participação de todas e todos é indispensável.