terça-feira, 23 abril, 2024
InícioCULTURA12ª edição do seminário de cultura de Alta Floresta acontece no mês...

12ª edição do seminário de cultura de Alta Floresta acontece no mês de maio

Entre os dias 05 a 07 de maio de 2022, o município de Alta Floresta sedia mais um evento da área cultural que já tem tradição e já faz parte do calendário dos eventos culturais do Brasil. É a 12ª Edição do Seminário de Cultura de Alta Floresta, realizado pelo TEAF (Teatro Experimental de Alta Floresta) e que nesse ano acontece de forma virtual, pelo canal do YouTube do TEAF (youtube.com/TeatroExperimentaldeAltaFloresta).

O tema escolhido para essa edição é “O TEATRAR DO TEATRO DE GRUPO NA PANDEMIA E NO PÓS-PANDEMIA” e as discussões serão feitas através de um conjunto de mesas-redondas e debates que acontecem no decorrer da programação.

O evento, criado no ano de 2004, pela então funcional Associação Alta-florestense de Teatro (ATE) e, atualmente conduzido pelo TEAF, tem o intuito de ser um espaço para atender as demandas relacionados à cultura e suas diversas relações com a sociedade, meio ambiente, cidade, entre outros. Nessa edição, conforme explica a coordenação do evento “…continua com o propósito de criar espaços para reflexões e debates entre companheiros e companheiras do Teatro de Grupo acerca do atual contexto sociopolítico vivido atualmente no Brasil que, infelizmente, se agudiza com o advento da pandemia”.

Nas mesas que compõem o evento, serão discutidos temas com a questão da relação das políticas públicas e a sustentabilidade do teatro de grupo, processos criativos, a participação feminina e a questão dos festivais e a da circulação dos espetáculos. Para tal, a membros das mesas-redondas confirmados são: Dani Leite (Cuiabá/MT); Tânia Farias (Porto Alegre/RS); Karina Figueredo (Cuiabá/MT); Cinthia Matos (Cuiabá/MT) – SECEL; Jan Moura (Cuiabá/MT); Chico Pelúcio (Belo Horizonte/MG); Francis Wilker (Fortaleza/CE); Fernando Cruz (Campo Grande/MS); Marcelo Bones (Belo Horizonte/MG); Hélvio Tamoio (São Carlos/SP). A mediação das mesas é de responsabilidades dos componentes do TEAF.

Além da programação dos debates ora apresentada, o evento também conta a produção de um Caderno de Debates (de E-book) contendo textos de autoria dos e das palestrantes convidados e que será lançado após essa edição do Seminário, com data a ser definida. No Caderno, além do conteúdo relativo a esta edição, será publicizado conteúdo referente aos debates e palestras realizadas em algumas das edições anteriores, concretizando assim, um sonho do TEAF, que desde as primeiras edições desejou registrar os debates também em publicação em livros e/ou cadernos.

O evento é totalmente gratuito e cada mesa-redonda oferecerá certificação de duas horas, sendo disponibilizado o link para preenchimento dos participantes durante a realização de cada atividade, que podem ser acompanhadas através das redes sociais do TEAF. O evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (SECEL) e o empenho pessoal da Deputada Federal Rosa Neide junto a SECEL para sua realização.

A última edição do Seminário aconteceu em 2018, com o tema “Arte, Memória e Cidade” e agora, neste senário pós-pandemia, a proposta do tema é dialogar sobre a relação da questão pandêmica com o fazer teatral dos grupos.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo