Na última quarta-feira (27), a Diretora política, pedagógica e financeira (DPPF) da Unemat, Câmpus de Alta Floresta professora Dra. Ivone Vieira da Silva realizou a entrega da carta aberta às autoridades municipais, referente ao Covid-19.
A carta destaca que todas as ações referentes ao Covid-19 devem pautar pelo cuidado a vida e, portanto, pontua que seja necessário interromper nas próximas duas semanas o ritmo de contaminação no município.
Para que isso ocorra, a carta entregue pela UNEMAT de Alta Floresta sugere que é preciso enrijecer o controle sobre a circulação e a aglomeração de pessoas.
“Recomendamos neste sentido, que seja permitida somente a abertura de estabelecimentos comerciais que prestam serviços essenciais à população, restringindo a circulação em feiras, igrejas e outros ambientes que promovem aglomeração, mesmo quando são respeitados o distanciamento físico e uso de máscaras”, diz a carta.
Como instituição pública de ensino, pesquisa e extensão, a UNEMAT também pode subsidiar a tomada de decisões por parte da gestão pública e informar a população com base em conhecimento científico, sobre o eminente aumento dos riscos de infecção e adoecimento, que podem evoluir ao óbito, se não houver atendimento adequado.
Houve visita ao gabinete do prefeito municipal Asiel Bezerra para entrega em mãos do documento, a iniciativa que a Unemat/Alta Floresta adotou contribui significativamente com relação ao momento que se passa com relação a Covid-19 e o desdobramento dos casos que estão em crescente no município.
A entrega do documento ao presidente da câmara de vereadores Emerson Machado também foi bem aceito e o mesmo se colocou à disposição para financiar uma campanha de sensibilização se a Unemat quiser estar à frente.