Iniciaram ontem quarta-feira (20) os testes para covid-19 no laboratório de virologia Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus de Sinop.
A previsão é que sejam analisadas 20 amostras por dia, atendendo a 15 municípios da região. Este é o único laboratório da cidade habilitado para realizar o teste molecular.
Todos os testes realizados na UFMT serão enviados diretamente pela Secretaria Municipal da Saúde, ou seja, não haverá coleta de amostras na Instituição.
De acordo com o professor Guilherme Emerick, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), a iniciativa permite um melhor dimensionamento da pandemia na região, fornecendo para as autoridades locais o embasamento científico necessário para a tomada de decisões. "Também seremos capazes de direcionar melhor os cuidados com pacientes, tratamentos, definir um prognóstico, antecipar o curso da doença e adotar medidas para controlar e prevenir a sua progressão", explicou.
Os profissionais que realizarão os testes são docentes e técnicos-administrativos do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e médicos veterinários do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária. O laboratório utiliza equipamentos próprios e também equipamentos novos e insumos adquiridos com a parceria da Sinop Energia e do Rotary Club de Sinop.
Os municípios atendidos são: Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul, Vera e Itaúba.