sábado, 18 abril, 2026
InícioCIDADESPrefeitura de Alta Floresta prorroga prazo para pagamento do IPTU 2026 após...

Prefeitura de Alta Floresta prorroga prazo para pagamento do IPTU 2026 após instabilidade no sistema

A Prefeitura de Alta Floresta publicou o Decreto nº 234/2026, que prorroga o prazo para pagamento em cota única ou da primeira parcela do IPTU referente ao exercício de 2026. A medida foi assinada pelo prefeito Valdemar Gamba nesta sexta-feira (17) e já está em vigor.

De acordo com o texto, o novo vencimento para os contribuintes que optarem pela cota única ou pela primeira parcela passa do dia 17 de abril para 30 de abril de 2026. A decisão foi tomada após a Prefeitura registrar instabilidade no sistema de atendimento virtual nos dias 16 e 17 de abril, justamente no período de vencimento original.

Segundo o decreto, a falha no sistema pode ter prejudicado moradores que ainda não haviam emitido os boletos ou aderido ao parcelamento do imposto. A administração municipal considerou, ainda, o interesse público e a existência de lançamentos em aberto como fatores determinantes para a prorrogação.

Além da nova data para pagamento, o decreto estabelece que o prazo final para adesão ao parcelamento também será até 30 de abril. Após esse período, o contribuinte só poderá quitar o tributo em cota única, com a incidência de acréscimos legais.

Outro ponto destacado é que, para aderir ao parcelamento, será necessário comparecer presencialmente à Diretoria de Arrecadação ou ao Departamento de Cadastro para a retirada dos documentos de arrecadação municipal. Já as demais parcelas do IPTU seguem com os vencimentos mantidos conforme previsto em decreto anterior.

A Prefeitura ressalta ainda que a prorrogação não implica em restituição de valores para aqueles que já efetuaram o pagamento dentro do prazo inicial.

O decreto mantém válidas as demais regras estabelecidas anteriormente e reforça que a medida busca garantir que todos os contribuintes tenham condições adequadas para cumprir suas obrigações fiscais, mesmo diante de problemas técnicos registrados no sistema municipal.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular