segunda-feira, 15 abril, 2024
InícioCIDADESOrganização Mundial de Saúde (OMS) estimula a prática de atividades físicas para...

Organização Mundial de Saúde (OMS) estimula a prática de atividades físicas para diminuir o sedentarismo

Cada vez mais as pessoas procuram ter maior qualidade de vida e buscam por locais onde possam praticar esportes e exercícios físicos, tudo aliado a uma alimentação equilibrada. Movimentar o corpo ajuda a deixá-lo em ordem e a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

As atividades esportivas e de lazer trazem benefícios importantes para todas as idades. Crianças que praticam esportes melhoram o desenvolvimento mental e motor. Para Flávio Azambuja, profissional de Educação Física, “quanto mais se pratica esportes na infância, mais a pessoa melhora sua coordenação motora, ganha massa muscular e força, tornando-se mais ativa”.

Espírito de equipe, controle emocional, disciplina, perseverança, entre outras habilidades fazem parte da vivência esportiva. Segundo a profissional de Educação Física, Erica Reis, “a prática de pelo menos um exercício físico ou esporte é um hábito que todos nós, desde a infância, devemos adquirir, pois proporciona longevidade e qualidade de vida”.

Embora todos esses benefícios da prática esportiva sejam conhecidos e as pessoas busquem cada vez mais por uma vida saudável, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 53% da população brasileira está com excesso de peso e 45,8% pratica atividade física insuficiente. Os valores foram registrados na Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Saúde Suplementar) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo, diante desse cenário, a OMS lançou o “Let’s Be Active” (Vamos Ser Ativos), para estimular a atividade física. No documento que apresenta o programa, a entidade estabelece, como missão, “garantir que todas as pessoas tenham acesso a ambientes seguros e a diversas oportunidades para serem fisicamente ativas na vida diária, como uma forma de melhorar a saúde individual, da comunidade e para contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico de todas as nações”. De maneira prática, a meta é reduzir o sedentarismo entre adolescentes e adultos em 15% até 2030.

Pensando no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas, a JMD Urbanismo e Família Arpini, estão implantando em Alta Floresta o bairro planejado Aquarela Hamoa, que irá oferecer uma orla esportiva completa, com quadras de tênis, campo de futebol Society, quadras de areia e poliesportivas, entre outras. Academia ao ar livre, pista de bicicross, praça de convívio, playground para as crianças e um lago ornamental também serão inseridos no local, porque uma bela vista, boa conversa e o contato com a natureza também trazem benefícios a saúde.

 

Fonte: Assessoria – Foto: Divulgação

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo