Pneunorte
Publicidade
GALPÃO DO ESPORTE
Publicidade
Clinica Andre
Publicidade
CIDADESManchetes

Nova Monte Verde recebe 300 toneladas de calcário para pequenos produtores

Nova Monte Verde recebeu na última semana 300 toneladas de calcário dolomítico em mais uma ação da gestão municipal voltada para o pequeno agricultor. O aditivo mineral foi destinado ao município pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT). Contudo, para que chegasse até o pátio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente deveria ser retirado no município de Nobres distante 790 km. Visando priorizar o atendimento ao pequeno produtor, o Prefeito Edemilson Marino dos Santos sinalizou para o Governo do Estado que a administração municipal entraria com a contrapartida arcando totalmente com o valor do frete.

“Uma ação conjunta mobilizando várias secretarias permitiu nesse caso que quem ganha em primeiro lugar é o pequeno produtor, que terá a oportunidade de agregar tecnologia no processo e de forma indireta toda população que será beneficiada pelas divisas geradas com a melhora e o aumento de produção”, ressaltou o Prefeito.

         O município pretende atender cerca de 120 propriedades nessa primeira etapa. Além de fornecer o calcário de forma totalmente gratuita, a Prefeitura de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vai disponibilizar a assistência técnica necessária para orientar os produtores sobre uso e sua aplicação do aditivo mineral. Será prestada também toda assistência no envio e manuseio das amostras, além da interpretação das análises solicitadas.

Para ser contemplado, o produtor deverá fazer a inscrição no Programa Permanente de Assistência Técnica da Secretaria de Agricultura (PROPATEC). Os cadastros já estão sendo feitos.

“Basta nesse primeiro momento realizar o cadastro diretamente na Secretaria de Agricultura e aguardar o agendamento do Curso de Amostragem de Solo. Após o curso a entrega do calcário terá início”, explicou o Prefeito Edemilson.

O calcário dolomítico corrige a acidez do solo, tornando-o mais propício à disponibilidade de nutrientes essenciais para as plantas. Ele é composto por níveis adequados de cálcio e magnésio, dois elementos essenciais para reduzir a acidez e elevar a qualidade do solo. Entre os principais benefícios para a agricultura estão: alta concentração de nutrientes, aumento do pH, eliminação de elementos tóxicos, melhora das condições biológicas do solo e prática sustentável.

Fonte
Assessoria
Prestiberiana Interno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES
Skip to content