Pneunorte
Publicidade
GALPÃO DO ESPORTE
Publicidade
Clinica Andre
Publicidade
CIDADES

Metamat abre novo escritório regional em Alta Floresta

A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) abrirá um escritório em Alta Floresta para fomentar o potencial de exploração mineral da região. Um Termo de Cooperação entre o município e a Companhia foi assinado na manhã desta segunda-feira (20), na Prefeitura Municipal de Alta Floresta, como parte da comemoração dos 43 anos da cidade, comemorado oficialmente no dia 19 de maio.

A expectativa é que a cidade de pouco mais de 51 mil habitantes tenha incentivo para a exploração mineral legal, e com o cuidado necessário com o meio ambiente. A região deve receber atenção especial para a implantação de poços artesianos em Alta Floresta.

Conforme o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, a instalação do novo escritório em Alta Floresta irá possibilitar a exploração do potencial mineral da região. “A Metamat deverá promover ações no setor mineral que contribuam para a geração de empregos e renda, fatores muito importantes para o desenvolvimento da região”, explica.

Garimpeiros poderão ser atendidos pelo escritório da Metamat, o que possibilitará, em muitos casos, a regularização da atividade. Na avaliação do prefeito, com mais garimpos regulares, haverá impacto positivo tanto na arrecadação do município quanto na economia local.

Por conta da parceria, a expansão dos serviços oferecidos pela Metamat não ocasionará custos para a entidade.  Serão disponibilizados profissionais especializados, entre eles um geólogo, e um veículo que a Companhia já possui. Em contrapartida, o município oferecerá apoio administrativo, combustível e manutenção do veículo, e irá estruturar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para atuar de acordo com o Termo de Cooperação. 

Cooperação

Metamat deverá executar, em parceria com a prefeitura de Alta Floresta, a operação e perfuração, e manutenção de poços artesianos, vistoria das áreas com atividade garimpeira para oferecer orientação técnica, e, eventualmente, notificar caso haja o descumprimento de normativas das Licença Ambientais.

A Companhia deverá ainda buscar investidores para desenvolver projetos de pesquisa mineral em parceria com as cooperativas de garimpeiros. Entre s possibilidades estão viabilizar recursos para projetos de recuperação de áreas degradadas, além de projetos inovadores na área de insumos agrícolas, pedras coradas, argilas especiais, rochas ornamentais, e turismo cientifico.

Haverá também orientação para a redução de impactos ambientais da atividade de beneficiamento e extração de minérios.

Viveiro interno

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Com muito ❤ por go7.site
English EN Portuguese PT Spanish ES
Skip to content