segunda-feira, 13 janeiro, 2025
InícioCIDADESEspécie de primata descoberta em Alta Floresta inspira criação do Programa Alta...

Espécie de primata descoberta em Alta Floresta inspira criação do Programa Alta Floresta Não Atropela

Na noite de segunda-feira, dia 14 de outubro, o Teatro Municipal Agostinho Bizinoto foi palco do lançamento oficial do Programa Alta Floresta Não Atropela, que teve como inspiração a espécie de primata zogue-zogue-de-alta-floresta, recentemente descoberta em nosso município, mas que já sofre ameaça de extinção. A cerimônia contou com presença de autoridades, entidades e imprensa. Além do lançamento do programa, também está sendo realizada uma exposição fotográfica no hall do teatro.

Embora o lançamento oficial tenha ocorrido ontem, as atividades já estão sendo realizadas há algum tempo. A iniciativa surgiu quando a bióloga Fernanda Abra, líder do Projeto Reconecta, esteve em Alta Floresta, e na ocasião, junto com os demais parceiros e identificou 12 pontos críticos onde ocorrem atropelamentos de animais silvestres.

A Coordenadora de Relações Corporativas da GreenYellow, Sílvia Boccia, pontua que a iniciativa está em consonância com os valores da empresa. “Estamos felizes em apoiar este projeto. Somos uma empresa que um dos pilares é a sustentabilidade”.

As pontes ainda terão câmeras TRAP para monitoramento das espécies que utilizarão as estruturas. O monitoramento será liderado pelo Projeto Reconecta contando com apoio de estudantes e acadêmicos locais, como da UNEMAT e UFMT.

Representando a Câmara de Vereadores, Ilmarli Teixeira, destacou a importância da iniciativa, considerando a riqueza da biodiversidade. “Alta Floresta é uma cidade riquíssima em biodiversidade de fauna e flora. É gratificante poder estar aqui e acompanhar esta ação que está olhando para o meio ambiente e manter seu equilíbrio”.

A Promotora da Primeira Promotoria de Justiça Cível de Alta Floresta, Fernanda Alberton, destaca que esta iniciativa já é uma ação de mitigação pensando no futuro. “Essa ação contribui com o meio ambiente para o equilíbrio do ecossistema. Alta Floresta está crescendo e essa iniciativa já irá mitigar problemas que envolvem acidentes automobilísticos”, pontua.

A líder do Projeto Reconecta e bióloga, Fernanda Abra, destaca que, além das suas metas pessoais dentro de sua carreira, ações como o Alta Floresta Não Atropela é um objetivo de vida pessoal, “Quero contribuir com o meu País, para termos uma malha rodoviária sustentável para a nossa fauna”.

Além de estar responsável por instalar as pontes de dossel, a bióloga também fez doação de pontes para o Município. Fernanda, além desta ação em Alta Floresta, também já possui uma relação institucional com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, o Programa Alta Floresta Não Atropela é mérito de toda a sociedade. “Se hoje estamos aqui isso é mérito de toda nossa sociedade. Não posso deixar de agradecer a Fernanda Abra por todo esse trabalho. Gratidão”.

O prefeito Chico Gamba destaca que Alta Floresta é reconhecida por sua natureza exuberante e rica diversidade de animais silvestres, e esse programa vem para zelar por essa riqueza natural. “Somos um município reconhecido por sua biodiversidade e essa iniciativa será muito importante para todos nós. Quero agradecer a Fernanda Abra por essa parceria”, finaliza.

Também estiveram presentes o proprietário da Fazenda Anacã, Fernão Prado; a Presidente da Fundação Ecológica Cristalino, Vitória da Riva; o Comandante da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, Major BM André Conca Neto; o Supervisor de Unidade Aeroportuária da Centro Oeste Aeroporto (COA), Maxwell Peixoto Soares; o Diretor Regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Vinicius Rezek; o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Éder Cordeiro; representando o Diretor de Unidade Regionalizada Político-Pedagógica e Financeira da Unemat, Prof. Mendelson Lima; o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 09-001, Subtenente Adão Aparecido dos Santos; o Superintendente de Rede da Diretoria Regional de Educação (DRE Alta Floresta), Carlos Alberto Cardoso; o Gestor da Energisa, Romério Braz, além de secretários municipais e servidores públicos.

A realização do Alta Floresta Não Atropela é uma realização do O Programa Alta Floresta Não Atropela está sendo desenvolvido pelo Projeto Reconecta, Prefeitura Municipal de Alta Floresta através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação Ecológica Cristalino (FEC), Fazenda Anacã e Green Yellow. São parceiros do Programa:  7ª Companhia Independente Bombeiros Militar – 7ª CIBM – Alta Floresta, Diretoria Regional de Alta Floresta – SEMA/MT, Unidade Técnica do IBAMA e ICMBio de Alta Floresta, Aeroporto de Alta Floresta/COA, UFMT – Campus Sinop, Instituto Ecótono, UNEMAT/AFL, Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA e Conselho Municipal de Segurança Pública de Alta Floresta (COMSEP).

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Pular para o conteúdo