Foi realizado no bairro Almeida Prado o lançamento da décima oitava nascente do Programa Adote uma Nascente. A nascente Maracanã Buriti terá como padrinho a empresa Restauragro.
Para o representante da empresa Restauragro e padrinho, Thiago Farias Nogueira, esse apadrinhamento é uma forma de retribuir todo o carinho da cidade. “Me sinto honrado de fazer parte deste programa. Participar do Adote é um ato de retribuição ao município que me acolheu. Aqui será um espaço para a comunidade. Como cidadãos, podemos ir além e devemos ir além”.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável, José Alesando Rodrigues, destaca que o Adote uma Nascente é isso, trata-se do envolvimento da sociedade de forma voluntária. “É gratificante ver o compromisso da sociedade com o programa. O Adote é isso, uma ação voluntária. Daqui a 10 ou 15 anos teremos essa área preservada, que será um benefício para as próximas gerações”.
Representando o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), o servidor público Marcos Olsen lembra da importância da conservação das nascentes. “Esses espaços são importantes para a cidade. São as águas dessas nascentes que irão chegar até o rio Teles Pires. É aqui que o passarinho se alimenta e as abelhas polinizam”.
Para a vereadora Ilmarli Teixeira, que representou a Câmara de Vereadores, o crescimento do Adote uma Nascente é reflexo de uma sociedade participativa. “É a sociedade construindo e fortalecendo essa ação. Esse envolvimento é importante para o programa”.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, destaca que a soma de ações é o que transforma o ecossistema urbano. “Às vezes nós pensamos que uma ação isolada não faz a diferença. Mas, quando temos várias ações, elas se juntam e podem, sim, transformar a nossa realidade”, argumenta.
O prefeito Chico Gamba destaca que boas ações servem de exemplo para outras pessoas. “Quando fazemos boas ações, sempre conseguimos bons parceiros. O Adote uma Nascente é fruto do compromisso de toda a sociedade. Mais uma nascente que é adotada e, desta forma, vamos envolvendo a sociedade para o crescimento sustentável de Alta Floresta”, finaliza.