sexta-feira, 26 abril, 2024
InícioCIDADESAlta Floresta: Marinha interdita balsa no Porto de Areia e deixa cerca...

Alta Floresta: Marinha interdita balsa no Porto de Areia e deixa cerca de 50 propriedades sem acessibilidade

A Marinha do Brasil interditou na manhã do último sábado (13), por volta das 10h30 a balsa localizada no rio Teles Pires, rodovia MT-325, região do porto de areia. A balsa é conhecida como Balsa Beira Rio, ou balsa do Madeseik.

Essa é atualmente a única via de ligação até cerca de 50 imóveis localizados na Gleba São Benedito, há uma outra estrada, mas está em péssimas condições e somente carros baixos transitam, mesmo assim com muita dificuldade.

De acordo com documentos obtidos pela redação do Notícia Exata, em datas anteriores a Marinha já havia comunicado o proprietário da balsa sobre a necessidade dos reparos e ajustes dentro da lei. Um dos documentos é datado do dia 01 de novembro de 2018 e assinado pelo Capitão de Corveta Thiago Cristiano Muniz Santos, delegado fluvial de Cuiabá, Mato Grosso.

Neste documento há a determinação de retirada por tempo indeterminado de serviço da balsa em questão. Na ocasião, a Marinha apresentou os itens a serem reparados.

Além da Marinha, técnicos da SINFRA também vieram ao local e comunicaram sobre a necessidade de reparos. De acordo com o apurado, foram feitas apenas algumas soldas de chapas no casco da balsa.

Passados mais de 04 (quatro) meses da última notificação, a Marinha decidiu lacrar em definitivo a balsa no último sábado (13).

Conforme produtores e empresários do setor de transporte ouvidos pela reportagem, são mais de 50 imóveis rurais que dependem exclusivamente desta balsa como meio de acesso, para assim transportar cargas vivas, levar mantimentos e outros tipos de cargas.

Foi apurado também que existe na região da gleba São Benedito, duas madeireiras com mais de 40 funcionários e que devido a interdição terão suas atividades comprometidas.

Há relatados de que ficaram isolados do outro lado do rio quatro carretas carregadas com madeira, caminhões vazios que transportavam sal e produtores rurais impossibilitados de transporte de gado e comércio. 

De acordo com a Marinha, é necessário que o proprietário da balsa faça os reparos par tornar a balsa segura, instalar equipamentos de proteção e colocar operadores de embarcação habilitados.  Ou uma nova balsa dentro das normas.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo