Nos dias 18 e 19 de setembro de 2024, o Instituto Ouro Verde (IOV) realiza o 1º Whorkshop Regional sobre Sistemas Silvipastoris com o tema “Caminhos para uma pecuária sustentável na Amazônia mato-grossense”. O evento, que está com inscrições gratuitas abertas até o dia 13, será realizado no Museu de História Natural de Alta Floresta, iniciando às 15h do dia 18/09.
Conforme explica Ana Carolina França Bogo, coordenadora do Projeto ARCA/IOV, o evento está sendo realizado através do Programa ARCA – Agricultura Regenerativa para Conservação da Amazônia, a partir de um articulação junto ao Projeto CASPER – Armazenamento de Carbono em Pastagens através da Restauração Ecológica e o NAFA-UNEMAT e tem o “objetivo de debater sobre os principais limitantes para a escalabilidade dos sistemas silvipastoris (SSPs) em especial para a região amazônica, e também pensar em estratégias regionais para expansão dos SSPs”.
Professor Dr. Alexandre Olival, coordenador do NAFA/UNEMAT, complementa que, a programação foi pensada de forma a envolver os diretos atores locais e pesquisadores da área, de forma à, além de traçar um panorama dos SSPs, olhar para as experiências do contexto amazônico que apontam caminhos que possibilitam a expansão dessa estratégia. O coordenador ainda complementa que o evento busca destacar as inovações e abrir espaço para atividade com os participantes para identificação de gargalos que afetam a expansão dos sistemas silvipastoris.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 13/09, através do link https://forms.gle/7KzhomXUvG1GV6rm6.
Abaixo, a programação completa do evento:
PROGRAMAÇÃO
Dia 18/09 (Quarta)
15:00 – 15:15 Abertura do encontro
15:15 – 16:00 Os sistemas silvipastoris como estratégia para uma pecuária resiliente e sustentável: um panorama mundial, da américa latina e no Brasil (Prof. Dr. Rogério Martins Maurício – UFSJ)
16:00 – 16:30 Estratégias desenvolvidas no Portal da Amazônia para a expansão dos sistemas silvipastoris (Prof. Dr. Alexandre Olival/ UNEMAT – IOV)
16:30 – 17:00 Intervalo
17:00 – 19:00 Mesa redonda: experiências de SSPs
Mauroni Alves Cangussú (Fazenda Monalisa, Imperatriz – MA)
Daltron José Balem (Fazenda Balem, Nova Guarita-MT)
Luciano e Bruna Scalsavara da Silva (Sítio Nossa Senhora Aparecida, Nova Canaã do Norte-MT)
Dia 19/09 (Quinta)
08:00 – 10:00 Painel de inovações de pesquisa em SSP para a Amazônica:
– Crédito de carbono em SSPs (Sr. Murilo Bettarello, Working Trees)
– Uso de espécies nativas na alimentação animal (Prof. Dr. Jozivaldo Prudencio Gomes de Moraes – UFSCAR)
– SSPs e emissão de gases de efeito estufa (Prof. Dr. Adibe L. Abdalla – CENA)
– SSPs e seu papel para otimizar o uso da água em pastagens (Dra. Fernanda de Vasconcellos Barros – Universidade de Exeter)
10:00 – 12:00 Trabalho em grupo: principais limitações para a escalabilidade dos SSPs
12:00 Encerramento