Dezenas de lojistas de diferentes segmentos compareceram na tarde de sexta-feira (17.03), no Auditório Ariosto da Riva na CDL Alta Floresta, para participarem de importante palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor.
A palestra foi realizada pelo Procon a pedido da CDL Alta Floresta e abordou assuntos extremamente relevantes e que fazem parte do dia a dia das empresas do varejo local. Além da orientação, os lojistas puderam esclarecer dúvidas sobre diferentes questões envolvendo principalmente os direitos do consumidor.
Adelina Dias Amorim, chefe do Procon, e responsável por ministrar a palestra, avaliou positivamente o contato direto com os lojistas.
“Foi uma palestra bem proveitosa, o fornecedor saiu orientado, explicamos a eles como vai ser a política de trabalho da fiscalização do Procon a partir de abril e deixamos o Procon disponível para receber os nossos fornecedores e orientar conforme a necessidade de cada um”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, Claudinei de Souza Jesus, explicou que a intenção é orientar os lojistas sobre os direitos do consumidor e não punir.
“A intenção é orientar todo o comércio de Alta Floresta, passar as informações, tirar todas as dúvidas. A gente não tem intenção nenhuma de prejudicar, de multa, tão pouco fechar o comércio de Alta Floresta. A nossa intenção vai ser sempre a de orientar e buscar o consenso entre o comerciante e o consumidor, e tendo a CDL como parceiro do Procon, parceiro do CONDECON, parceiro do lojista, só quem tem a ganhar é o nosso consumidor”, disse.
A diretora secretária da CDL Alta Floresta, Elsa Lopes, considerou importante a reativação do CONDECON e a procura do Procon para orientar o comércio.
“O Procon nos procurou para uma reunião dizendo que teria uma fiscalização, então, nós pedimos que antes de qualquer coisa fizesse uma reunião com o comércio, explicasse, para que fizesse uma campanha consciente não para prejudicar, mas sim para ajudar e colaborar, e percebi que eles estão solidários, realmente abraçaram a causa para ajudar o comércio a cada dia mais ser melhor e não para prejudicar o comerciante, a intenção é esta”, frisou.
O empresário Jorge Calos da Silva fez avaliação positiva da palestra. “É importante tanto para o comércio como para o consumidor se informar, porque a gente que é fornecedor somos também consumidores, então, a lei tem que ser para todos, acho muito justo, plausível, esta palestra”, avaliou.
Rosane Martins representante da Loja OBA OBA Center também aprovou a palestra. “Uma avaliação muito boa porque a gente sempre sabe dos direitos do consumidor, mas sempre falta algo para a gente entender melhor e é uma valorização a mais que a gente tem para transmitir para o nosso consumidor. Agradecer a CDL, ao Procon por estar orientando mais uma vez, para gente atender o nosso público com mais credibilidade”, ressaltou.
Gilberto Mello, representante do Grupo Caleche, ressaltou a atuação da CDL Alta Floresta e do Procon com orientações para os lojistas. “Esta palestra foi de suma importância porquê a gente sabe quais são os direitos da empresa e quais são os direitos do nosso consumidor, mas sempre vale apena estar participando e buscando esse conhecimento, e com certeza estar aqui nesse momento vai nos auxiliar bastante em relação às nossas equipes, em relação às nossas empresas, e em relação aos nossos clientes mostrando de fato o que ele tem de direito e quais são as nossas obrigações”, disse.