quinta-feira, 29 fevereiro, 2024
PREFEITURA ALTA FLORESTA - DENGUE
InícioCIDADESÁguas Alta Floresta conclui plano de ação para a estiagem de 2023

Águas Alta Floresta conclui plano de ação para a estiagem de 2023

Após meses de trabalho, a Águas Alta Floresta, empresa do Grupo Iguá Saneamento, concluiu com êxito as atividades previstas no Plano de Estiagem de 2023. Membros integrantes do Grupo de Estiagem se reuniram na terça-feira (05.12) para a solenidade de encerramento das ações. Estiveram presentes representantes da concessionária, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Fazenda, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.

Apesar das diversas ondas de calor impulsionadas pelo Fenômeno El Niño durante o período de seca, a companhia garantiu a continuidade do abastecimento e a qualidade da água ofertada à população durante cerca de 150 dias sem chuvas constantes, no município.

A companhia elaborou um plano de ação para o enfrentamento da estiagem no município. As iniciativas executadas para o bom funcionamento do sistema de abastecimento de Alta Floresta foram desde ações de conscientização e comunicação ao monitoramento da qualidade e consumo da água, além da contratação de caminhões-pipa para apoio às áreas mais críticas. No município, a companhia atuou também na ampliação da capacidade de reservação da água potável.

Para o gerente operacional da Águas Alta Floresta, Cristian Martarello, apesar de 2023 ter sido um ano desafiador em relação ao longo período de estiagem, o plano de ação da concessionária e instituições parceiras alcançou o principal objetivo que foi fornecer um atendimento de qualidade à população mesmo com baixa pluviosidade.

“Ainda que a estiagem tenha se prolongado até meados de novembro, conseguimos superá-la sem racionamentos nem prejuízos à população, graças a um plano de ação bem estabelecido que contava com a utilização de represas auxiliares nas proximidades das captações Taxidermista I e Taxidermista II. A união entre planejamento e cooperação da sociedade foi importantíssima para que pudéssemos superar esse momento tão difícil que é a estiagem”, destacou.

Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. 

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br

Viveiro interno

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo