quarta-feira, 21 fevereiro, 2024
PREFEITURA ALTA FLORESTA - COVID
InícioCIDADESÁguas Alta Floresta alerta sobre diferença entre rede de drenagem pluvial e...

Águas Alta Floresta alerta sobre diferença entre rede de drenagem pluvial e de esgoto

Você sabe a diferença entre uma rede de drenagem pluvial e uma rede de esgoto? As águas das chuvas e os efluentes sendo destinados para seus respectivos sistemas reduzem riscos de extravasamento e alagamentos, ocorrências ainda frequentes no período chuvoso. A Águas Alta Floresta, empresa do grupo Iguá Saneamento, aproveita essa época para alertar os mais de 30 mil habitantes do município quanto a diferença de cada sistema e a importância de utilizá-los de maneira adequada. 

As redes de drenagem pluvial têm o objetivo de captar a água das chuvas e reordená-las para rios e córregos. Água proveniente de telhados, calhas e ralos do jardim, devem ser direcionada a essa rede. Possibilitando a mobilidade nas vias em períodos chuvosos, para o sistema de drenagem, o descarte irregular de lixo pode interromper o percurso da água e provocar alagamentos, trazendo danos ao meio ambiente e a população. Em Alta Floresta, a implantação, manutenção e fiscalização das redes de drenagem pluviais é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras.  

Já o sistema de esgotamento sanitário é gerenciado pela Águas Alta Floresta e tem o objetivo de coletar e tratar o esgoto doméstico do município. Em casa, a água utilizada nas pias, ralos internos e vaso sanitário é direcionada para as redes coletoras que levam o efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Na estação são removidas as cargas poluentes, por meio de processos de tratamentos químicos, físicos e biológicos e, só então, devolvido purificado aos mananciais. 

O gerente operacional da Águas Alta Floresta, Cristian Martarello, ressalta a importância de os moradores realizarem a conexão dos imóveis ao sistema de coleta para fechar o ciclo sustentável do saneamento. “Por meio da interligação, conseguimos tratar o esgoto coletado e devolver a natureza de forma adequada, encerrando um ciclo que proporciona ganhos em qualidade de vida para a população e preservação ambiental ao município”, destaca. 

Em caso de quaisquer dúvidas ou ações relacionadas a rede de esgoto, os moradores podem entrar em contato com a Águas Alta Floresta, por meio do 0800 400 0504 (ligação gratuita) ou WhatsApp (65) 99297-6149. 

Dicas para evitar a obstrução da rede de esgoto: 

1- Não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto; 

2- Não fazer ligação na rede de esgoto para escoar água de chuvas; A água da chuva, proveniente de telhados, calhas e ralos, deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial; 

3 – Não descartar resíduos como papel higiênico, preservativos e absorventes íntimos que podem levar ao entupimento da rede de esgoto; 

4 – Não descartar óleo de cozinha usado pelos ralos; 

Viveiro interno

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo