quinta-feira, 30 maio, 2024
InícioCIDADESÁgua de chuva não é esgoto! Saiba mais e ajude a cuidar...

Água de chuva não é esgoto! Saiba mais e ajude a cuidar da rede de saneamento

Águas Alta Floresta orienta boas práticas no uso das estruturas de coleta de esgoto que percorrem a cidade

Em períodos de chuva, as ocorrências de extravasamentos de redes coletoras de esgoto tornam-se frequentes. O problema pode ser minimizado com a conexão correta à rede de esgoto e à rede de drenagem, específica para a água de chuva. Afinal, cada tipo de tubulação tem sua função na infraestrutura urbana, colaborando para a qualidade de vida e sustentabilidade.

Em Alta Floresta, cerca de 60% da cidade já possui cobertura de rede de esgoto, com uma malha de 148 quilômetros de tubulações, percorrendo os subterrâneos de várias ruas. Se o ponto de partida é formado por várias residências, o final é a estação de tratamento de esgoto.

De acordo com o gerente operacional da Águas Alta Floresta, Cristian Martarello, é necessário utilizar a rede para a finalidade e na dimensão em que ela foi estruturada. “As boas práticas contribuem para o funcionamento adequado do sistema de esgotamento, proporcionando preservação do meio ambiente e melhor qualidade de vida para a população”.

O sistema de esgotamento sanitário tem o objetivo de coletar e tratar o esgoto doméstico numa comunidade. A água utilizada dentro de casa nas pias, chuveiro, e que escorre pelos ralos internos e vaso sanitário, é direcionada para as redes coletoras, que levam o efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Dentre as recomendações para o bom uso dessa rede estão: não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto, nem descartar resíduos como papel higiênico, preservativos e absorventes íntimos – materiais que podem entupir a rede de esgoto. Óleo de cozinha é outro item que não deve ser descartado pelos ralos. No município, já foram encontrados roupas e bonés na rede coletora de esgoto. 

É importante que os moradores também se atentem para não fazerem ligação da água de chuva na rede de esgoto. Essa água proveniente de telhados, calhas e ralos instalados em áreas externas deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial. Visando a preservação e melhor operação da rede de esgoto, a concessionária realiza testes de fumaça para identificar casos de descarte irregular. 

Em caso de quaisquer dúvidas ou ações relacionadas à rede de esgoto, os moradores podem entrar em contato com a Águas Alta Floresta por meio dos canais de atendimento: 0800 400 0504 (ligação gratuita) ou WhatsApp (65) (65) 99297-6149.

Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta atua nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, desde 2002. A companhia, que atende mais de 58 mil pessoas, tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, a concessionária faz parte do Grupo Iguá, uma das principais empresas privadas do setor, presente em 27 municípios brasileiros e atendendo 3 milhões de pessoas com o propósito em ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Participe do nosso grupo de Whatsapp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais popular

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo